Blog

Você gostaria de conhecer o Egito? Saiba o que não pode ficar de fora do seu roteiro

É difícil encontrar um país mais mágico e místico do que o Egito, com uma herança milenar, paisagens de tirar o fôlego e riquezas culturais sem precedentes!

A magia do Egito pode ser descoberta através de uma viagem ao Nilo, seu rio místico, visitando seus templos faraônicos que constituem a herança cultural egípcia, uma das mais ricas do mundo e uma das mais bem preservadas.

As pirâmides de Gizé, o deserto, o Cairo, a capital, as estâncias balneares do Norte e aquelas com vista para o Mar Vermelho são apenas algumas das coisas que você deve visitar no Egito.

O Mar Vermelho, a propósito, possui alguns dos fundos marinhos mais bonitos e famosos do mundo.

Uma viagem ao Egito é ideal para quem gosta de história e quer experimentar passear pela antiguidade.

Pronto para voltar no tempo e conhecer um dos países mais intrigantes e fascinantes do mundo?

Então, vamos lá!

Cairo, a capital do Egito

Quando falamos sobre o Cairo, imediatamente pensamos nas grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Mikerinos, que se erguem no planalto de Gizé. Nem precisamos dizer que esta maravilha do mundo moderno será um dos destaques de sua viagem ao Egito.

Mas a grande surpresa é a riqueza que o Cairo tem, da qual falamos com menos frequência. Obviamente, você não pode perder o Museu do Cairo, os tesouros encontrados na tumba de Tutancâmon e o acúmulo sem precedentes de objetos únicos, recuperados nas várias tumbas do país.

Não perca o legado histórico da cidade velha, que teve muitas influências, começando pelo bairro Copta e suas igrejas ortodoxas. Não deixe de visitar também as incríveis mesquitas dos sultões Hassan e Rifay, pontos de partida de uma caminhada incrível no antigo Cairo islâmico.

Aproveite também para visitar a pequena cidade de Saladino e as ruas sinuosas do distrito de Fatimid. Descanse à sombra das árvores do parque Al-Azhar, antes de chegar ao imenso mercado de Khan Al Kalili.

E termine o dia com um chá ou shisha, mergulhando na atmosfera da capital.

Abu Simbel

Dos templos mais impressionantes e famosos do mundo, os dois templos de Abu Simbel são os mais conhecidos pelas enormes estátuas colocadas na entrada, em homenagem a Ramsés II.

O templo principal apresenta quatro estátuas majestosas dedicadas a Ramsés II, Amon, Ptah e Re-Harakty. O segundo templo, menor que o primeiro, foi construído em homenagem à esposa favorita de Ramsés, Nefertari, e dedicado à deusa Hathor.

Esses templos também ficaram famosos por seu resgate das águas do Nilo. Na década de 1960, os templos foram cortados peça por peça para serem reconstruídos fora do alcance da água. Eles estavam originalmente localizados nas colinas sagradas de Meha e Ibshek.

Os locais do Lago Nasser

Existem outros locais na região do lago Nasser, que apesar de serem menos impressionantes do que os locais nas margens do Nilo, não deixam a desejar no quesito beleza. Visite os três templos de Wadi-es-Seboua: aquele com o mesmo nome, Dakka e Maharraqa.

O mausoléu de Aga Khan, caracterizado por ser requintado e pelo uso especial de granito rosa, tem vista para a cidade de Aswan e o Vale do Nilo.

Por trás deste mausoléu, você encontrará também o mosteiro de San Simeone, a maior e mais antiga igreja românica do Egito. A visita é excelente. O templo de Akhétaton e seu sítio arqueológico são visíveis em Tell el-Amarna. Mais ao norte, vá até Kom Ombo e seus templos de Sobek e Haroeris, que adoram muitos deuses.

Luxor e arredores

Na cidade atual, o templo de Luxor dedicado ao deus Amon, foi construído a pedido de Amenhotep III, sendo que sua construção continuou sob Tutancâmon e Ramsés II. É reconhecível por sua esfinge e seus dois obeliscos. Três quilômetros ao norte de Luxor, os templos de Karnak ainda representam o maior grupo religioso do mundo atualmente.

Na margem oposta de Luxor, há o Vale dos Reis, que tem um grande número de túmulos de dinastias antigas, que representam uma parte da grande necrópole da antiga Tebas (Luxor hoje).

O templo de Hatshepsut é imperdível e está localizado em Deir el-Bahari. A 65 km ao norte de Luxor, o templo mais recente de Hathor, em Dendera, está bem preservado e permite admirar as pinturas no interior.

Você pode explorar o Vale das Rainhas, também de Luxor, cuja tumba de Nefertari é a mais bonita. Entre Luxor e Aswan, duas cidades merecem uma visita: Edfu, por seu templo de Hórus, e Esna, por seu templo de Khnum.

Necrópole de Gizé

A necrópole de Gizé não é apenas a mais visitada de todas as atrações turísticas do Egito, mas também é uma das atrações mais visitadas do mundo e de longe o local mais importante para o turismo egípcio, atraindo milhares de turistas todos os meses.

As pirâmides de Gizé, que estão localizadas nos arredores do Cairo, foram construídas por um período de três gerações, com a primeira pirâmide de Khufu. Com 139 metros de altura, é a maior pirâmide já construída.

Ao lado dessa estrutura imponente, os visitantes podem ver a pirâmide de Khafre, o segundo filho governante de Khufu, e também a pirâmide do faraó Menkaure.

Além das pirâmides de Gizé, o local também abriga a Grande Esfinge e o Templo do Vale.

Pirâmides de Saqqara

A 15 km de Gizé, o local de Saqqara é um complexo funerário que se estende do Reino Antigo (2700 a.C.) ao período ptolomaico (século 10 d.C.), no qual está localizado o complexo funerário Djoser, o monumento da pedra mais antigo do mundo.

Já em Asud de Al-Minya, você poderá conhecer de perto a necrópole de Beni Hassan, que tem cerca de 40 túmulos, alguns dos quais foram decorados com afrescos. A vista das falésias é espetacular.

O que ver no Egito – as belas praias da costa do Mediterrâneo

A costa norte do Egito, com vista para o Mediterrâneo, não é muito interessante. No entanto, a cidade de Alexandria se destaca e sua vista é incrível.

Alexandria é cosmopolita e tem um estilo muito mediterrâneo. Famosa em todo o mundo por seu farol, a cidade oferece passeios imperdíveis, como o forte de Qaytbay, que protegia a cidade e que foi construído com os restos das pedras do farol no mesmo local, a Coluna de Pompeu, as catacumbas de Kom esh – Shuqafa e o museu greco-romano.

Outra cidade fascinante é Port Said, uma cidade portuária e a porta de entrada para o Canal de Suez, que foi construído pelos franceses.

E então, ficou a fim de conhecer o Egito agora que já conhece mais sobre ele?

Apesar de a contratação de um seguro viagem não ser obrigatória para conhecer o país, é fundamental que você viaje com mais segurança e tranquilidade. Quer saber como obter o seu? Saiba mais aqui!

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias