Tecnologia e Internet

Qual é melhor marketing para grandes indústrias?

As transformações digitais dentro da sociedade mudaram completamente as relações com os consumidores e colocou os clientes dentro do centro dos negócios. Portanto, as empresas multinacionais precisam ajustar suas estratégias de marketing para aumentar seu público, criar valor para seu público e, finalmente, deixá-los participar dos ideais da marca.

Ao contrário da etapa pré-digital, hoje o consumidor está bem informado, identifica tendências e suas opiniões se refletem diretamente no negócio, esse conhecimento sobre mercado digital vem através de bons Cursos Online. Com isso em mente, as empresas de grande destaque mundial investem em excelentes estratégias online e offline com a finalidade de conhecer detalhadamente o seu público e assim fortalecer as suas marcas e fidelizar os seus devidos clientes.

Se você está procurando inspiração para desenvolver uma estratégia de marketing ousada e expandir seu escopo de negócios, consulte neste artigo algumas dicas para serem utilizadas.

1. Marketing digital e Mídias Sociais

Investir no ambiente digital é capitalizar sobre a maior aposta dos negócios da atualidade. O marketing digital inclui uma série de estratégias dedicadas ao uso de canais online para mostrar a marca e ganhar cada vez mais consumidores em potencial.

De acordo com o portal de estatísticas alemão Statista, às 9 técnicas de marketing digital mais eficazes são:

  1. Marketing de conteúdo;
  2. Inteligência artificial;
  3. Big data;
  4. Mídias sociais;
  5. Automação de marketing;
  6. Mobile marketing;
  7. Otimização de conversão;
  8. Otimização para mecanismos de busca;
  9. Marketing de comunidade;

A principal vantagem do marketing digital é que sua marca pode falar diretamente com o público-alvo para entender e medir seus hábitos, necessidades e desejos. Uma vez que cada ação em mídia digital pode ser gravada, dados comportamentais específicos podem ser obtidos e seus consumidores ideais podem ser determinados.

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Muitas empresas são digitais e agora estão se tornando gigantes. É o caso do AirBnb, que permite compartilhar vários alojamentos em todo o mundo. O site e o aplicativo revolucionaram a forma como as pessoas procuram por acomodações e irritaram a indústria hoteleira, que tentou parar de usá-los em inúmeras cidades.

A estratégia de marketing do AirBnB visa atrair viajantes e proprietários para usar a plataforma. Seu marketing digital sempre irá depender de imagens e vídeos que serão gerados por usuários de redes sociais. Sua campanha no Instagram combina humor com fotos charmosas de diferentes pontos turísticos do mundo, tornando-se mais do que um serviço: é também um fórum de viagens.

2. Efeito de rede

O efeito de rede é um excelente potenciador de valor de bens e de serviços. Em outras palavras, os benefícios do produto aumentaram à medida que mais pessoas o usarem. Um exemplo óbvio é o Facebook. Se todos os seus amigos usam redes sociais, é provável que você participe.

Uma característica das empresas multinacionais que apostam nos efeitos de rede é que começam com um mercado pequeno. O próprio Facebook iniciou suas atividades na Harvard University (EUA).

Outro exemplo é o Brasil: sistema Nubank de cartão de crédito e conta bancária. Por meio do sistema de convite de amigos, o número de membros aumentou significativamente, e a marca se tornou um gigante com um valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos.

3. Preservação da identidade

As empresas multinacionais monopolizaram suas marcas. Portanto, sua estratégia de marketing foi formulada de forma que a gestão da marca busque determinar seu posicionamento e sua representatividade no mercado. Em outras palavras, branding não significa o que você pensa sobre a marca, mas o que você deseja que seus clientes pensem dela.

Algumas marcas investiram muito dinheiro na manutenção de sua identidade de marca, de modo que ela “entrou” na vida das pessoas e se confundiu com o próprio produto.

Mas talvez o melhor exemplo seja a Coca-Cola, que investe em marketing global e até assume responsabilidade social onde atua. Isso vai ocorrer pois a empresa tem trabalhado no objetivo de unificar os seus sistemas de negócios, marcas e consumidores. Não é à toa que a empresa ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas mais famosas do mundo, com um portfólio de produtos de mais de 500 marcas.

4. Marketing de valor

Não confunda valor e preço. Na estratégia de marketing de valor, o objetivo é permitir que os consumidores obtenham valor simbólico e emocional a partir da experiência de compra.

Ao criar soluções que geram experiências superiores, a empresa baseia o desenvolvimento de seus produtos na inovação e na criatividade. Como resultado, os usuários de smartphones costumam usar o substantivo “telefone celular” em vez da marca “iPhone”.

A Apple acredita firmemente que seus produtos podem realmente mudar a vida das pessoas, e essa premissa orienta sua estratégia de marketing. Ao criar esses valores, conquistou cada vez mais clientes que não medem esforços para adquirir um desses produtos complexos (e caros).

5. Uso de chatbots

Depois da inteligência artificial, os chatbots estão ajudando muitas empresas a resolver problemas de serviço e fornecer aos consumidores respostas eficazes. Resumindo, um chatbot é um software que pode simular a interação entre humanos. É especialmente utilizado para atendimento online, dando a impressão de que os funcionários da empresa recebem suas consultas 24 horas por dia.

Para tornar este tipo de diálogo o mais real possível, o software terá um diálogo amigável com os clientes e responderá às suas dúvidas a partir da análise da base de dados. Além disso, os chatbots aprendem com as interações do usuário e fornecem respostas cada vez mais específicas.

O boom do chatbot começou em 2016 e agora grandes empresas no Brasil e no mundo estão usando esse recurso. Alguns deles até criaram avatares para dar às pessoas a sensação de estar conversando com o próprio “inspetor” da organização. Veja alguns exemplos:

  • Casas Bahia;
  • Magazine Luiza;
  • Rock in Rio;
  • Uber;
  • Facebook;
  • Subway;
  • Ebay;
  • Pizza Hut;
  • American Express.

Você pode ver que todas as estratégias de marketing mencionadas neste artigo são baseadas em inovação e tecnologia. Como falamos no início, o consumidor fica informado. Isso torna o processo de fidelização mais complicado, pois motivos banais podem levar à desistência de compras ou rejeição da marca. Portanto, todas essas medidas visam aproximar os clientes ideais como forma de provar que a empresa se preocupa com suas necessidades e desejos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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