Beleza e Saúde

Gengiva saudável não sangra: saiba como prevenir

Por mais complexo que possa parecer, ter uma gengiva saudável é mais simples do que imaginamos. Quando pensamos em saúde da boca, podemos observar uma gengiva com cores rosadas, ou até mais escurecidas, dependendo da sua origem étnica.

A gengiva é um tecido mole que cobre os ossos da estrutura dos dentes e limita o crescimento da placa bacteriana. 

Caso haja o surgimento de sinais como vermelhidão, sangramentos ou gengiva retraída, pode significar que algo não vai bem e é preciso procurar um profissional dentista para entender o problema.

As placas bacterianas costumam ser as responsáveis por esses problemas e, se não tratados adequadamente, podem evoluir para gengivite. 

Entenda as causas e prevenção

Além de possíveis fatores genéticos e condições atreladas à saúde física, algumas das doenças na gengiva podem ser causadas por má higienização, pois os restos de comida acumulados nos dentes atraem bactérias. 

Essas bactérias passam a se alimentar dessas sobras e começam a se multiplicar. Quando isso acontece, elas passam a atacar a gengiva do paciente e leva o quadro a uma inflamação.

Algumas condições que contribuem para a doença são:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Alcoolismo;
  • Diabetes;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais;
  • Medicamento contraceptivo.

Quando notamos sangramento na gengiva, é importante avaliar como anda a higiene bucal, observar se a escova de dente não está machucando a boca, ou se não é uma irritação pelo fio dental. Esses são os primeiros passos a dar. 

É importante ir ao dentista e ter uma alimentação saudável, pois o que comemos tem um papel importante sobre a saúde da boca. O açúcar, por exemplo, é um ingrediente perfeito para a proliferação de bactérias. 

A melhor forma de prevenir a doença é manter uma higienização diária adequada, com pelo menos três escovações por dia, sendo a última mais importante. Evitar alimentos ricos em açúcar também é uma recomendação. 

Usar fio dental e enxaguantes bucais antes de dormir também é fundamental para prevenir o problema. Visitas regulares ao dentista são importantes, pois ele é o mais indicado para orientar e resolver problemas com a saúde da boca.

A importância de um plano odontológico

Visitas frequentes ao consultório odontológico podem assustar o paciente, uma vez que os tratamentos parecem ser bem pesados para o bolso. 

Consultas particulares podem vir a causar um impacto no orçamento, mas para quem conta com um plano odontologico empresarial, as condições são bem melhores. 

Um bom plano melhora a economia, além do investimento no bem-estar do paciente, já que o valor investido nos cuidados com a boca pode ser significativamente vantajoso, pois os planos costumam cobrir as necessidades e urgências.

O plano entrega segurança e, mesmo em casos de urgência e emergência, é ainda mais econômico em relação às consultas particulares. Ademais, as consultas e os exames poderão ser com horário marcado, economizando também no tempo na sala de espera. 

Outra vantagem é  que o plano odonto empresa é uma forma rápida de dar atendimento a diversas necessidades, tanto em cuidados básicos, como em cuidados mais complexos e específicos. 

Hoje, muitas pessoas estão entendendo que fazer visitas periódicas ao consultório odontológico, serve para tratar problemas já existentes e também previne os possíveis problemas futuros. 

Por isso, ter um plano dental para mei faz tamanha diferença no tempo, na prevenção e nos cuidados com o sorriso.

Gengivas que sangram podem ser facilmente detectadas pelo profissional numa consulta de rotina. Desde o primeiro momento, o dentista pode notar antecipadamente alguma desordem nos cuidados com a higiene da boca e orientar o paciente.

Ele será responsável por observar o aspecto da gengiva e identificar problemas precoces ou graves. 

É importante saber como funciona plano odontologico empresarial para que os contratantes e até os colaboradores possam usufruir dos diversos  tratamentos e proporcionar a satisfação do indivíduo.

Existem órgãos que estabelecem quais são os serviços obrigatórios que devem ser oferecidos em seus pacotes de parcerias.

O que muitos não imaginam, mas empresas menores também podem usufruir das vantagens de ter um plano odontologico para microempreendedor individual

Os serviços oferecidos ao MEI são os mesmos, de acordo com o pacote contratado, mas todos devem seguir as normas exigidas pelos órgãos reguladores.

Para as empresas, as vantagens em colocar em sua lista de benefícios é que elas se tornam capazes de atrair os melhores talentos e reter os funcionários com maior satisfação garantindo qualidade nos seus serviços.

Esses colaboradores se sentem valorizados e mais dispostos, pois quando a saúde bucal vai bem, todo o organismo funciona melhor, já que a boca é porta de entrada de todo o corpo.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias