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Método SMART para metas: descubra o que é e como definir metas inteligentes a partir de 5 passos

Como é feita a definição de metas e objetivos na sua empresa?

Empresas que trabalham com metas e objetivos muito bem definidos tendem a ser mais bem sucedidas. Isso acontece porque elas sabem exatamente quando, onde e como devem chegar.

Tendo isso em vista, o método SMART para metas pode ser um grande aliado para engajar os colaboradores e dar a eles os direcionamentos necessários para alcançar os resultados desejados.

Se você não faz ideia do que é o método SMART para metas, continue a leitura deste conteúdo para descobrir como ele funciona e conferir um passo a passo de como utilizar esse método para definir suas metas de vendas:

  1. O que você quer alcançar?
  2. Como saber que você chegou lá?
  3. É possível alcançar os resultados que você deseja?
  4. Qual a relevância dos resultados que você quer alcançar?
  5. Quando você quer alcançar esses resultados?

O que é o método SMART para metas?

O método SMART para definição de metas foi desenvolvido por George Doran e apresentado em 1991 no artigo de sua autoria intitulado There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives (Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração).

Doran, que na época era executivo da Washington Water Power, percebia que os gestores tinham certa dificuldade em estabelecer os resultados que eles gostariam de atingir. Isso prejudicava o foco dos colaboradores e o desempenho da equipe.

Em seu artigo, George Doran define o método SMART como uma forma inteligente de descrever as metas com base em 5 critérios fundamentais. Para ele, as metas devem ser definidas por critérios que correspondem às letras iniciais das palavras que formam o acrônimo SMART.

Mas o que significam as letras de SMART?

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Atingíveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Temporais (Time-based).

Confira, a seguir, 5 perguntas que vão ajudar você a definir suas metas com base nesses 5 critérios!

Passo a passo: como usar o método SMART para metas de vendas?

Estabelecer metas de forma aleatória pode ser extremamente nocivo para o desempenho das suas equipes, especialmente em se tratando de vendas.

Para te ajudar, elaboramos aqui um passo a passo de como usar o método SMART para metas de vendas.

Perceba que ao responder a cada uma destas perguntas, você estará, automaticamente, definindo uns  dos 5 critérios SMART.

Passo 1 – Metas Específicas: O que você quer alcançar?

O primeiro passo para implementar o método SMART consiste em definir qual resultado você deseja alcançar. O que deseja que aconteça de positivo na empresa aparato do atingimento dessa meta?

É importante que você seja o mais específico possível. Em vez de fazer afirmações genéricas, como “aumentar as vendas”, você pode colocar da seguinte forma:

  • “Aumentar as vendas do produto ‘X’ em 7% no próximo semestre”

Assim, fica claro o foco das ações necessárias para atingir essa meta.

Ao especificar a meta de forma objetiva, a equipe terá um direcionamento mais claro e poderá definir as estratégias mais eficazes para alcançar os resultados propostos.

Passo 2 – Metas Mensuráveis: Como saber que você chegou lá?

Metas inteligentes precisam ser mensuráveis. É importante que você possa mensurar o progresso dos esforços da sua equipe para saber o quão próximo vocês estão de alcançar os resultados desejados.

Você dificilmente vai saber que chegou lá se as metas estabelecidas não puderem ser mensuradas.

O uso de indicadores de desempenho podem ajudar a monitorar os esforços da equipe para, a partir disso, efetuar os ajustes estratégicos necessários na busca pelas metas.

Passo 3 – Metas Atingíveis: É possível alcançar os resultados que você deseja?

Nesta etapa de definição de metas pelo método SMART, é importante que os resultados sejam possíveis de alcançar.

Metas praticamente inatingíveis tendem a desmotivar a equipe. É importante manter o pé no chão e estabelecer metas que estejam ao alcance do seu time, considerando os recursos disponíveis e todo o contexto atual da empresa.

Por outro lado, não exagere. As metas definidas precisam ser um pouco desafiadoras, levará um esforço, desde que sejam viáveis com os recursos que a empresa tem ao sue dispor.

Passo 4 – Metas Relevantes: Qual a relevância dos resultados que você quer alcançar?

É fundamental manter o foco em metas que são relevantes para a empresa. Ao definir suas metas, busque refletir sobre o impacto que esses resultados podem gerar para a empresa.

Reflita sobre o momento em que a empresa se encontra. Será que esse momento é oportuno para buscar tais resultados?

Metas relevantes tendem a gerar maior engajamento dos colaboradores.

Passo 5 – Metas Temporais: Quando você quer alcançar esses resultados?

Por fim, é extremamente importante que as metas tenham um prazo bem definido para serem alcançadas. Isso evita a procrastinação e contribui para que o seu projeto evolua.

Para entender ainda melhor como funcionam os objetivos SMART, assista a este vídeo da Siteware que resume a maiortis dos coneitos oatersenatdos:

https://www.youtube.com/watch?v=t7bMfMjeXfI&t 

O método SMART para metas ajuda a definir as diretrizes para que melhores resultados possam ser alcançados.

Siga o passo a passo que trouxemos aqui e estabeleça metas mais inteligentes para a sua equipe.

E se você trabalha especificamente na seara de vendas e quer descobrir como alcançar as metas que criou de forma rápida e objetiva, temos ótimas dicas para você, aproveite:

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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