Negócios e Política

Como organizar uma reunião de vendas: 6 dicas para realizar encontros mais produtivos com o seu time

As reuniões de vendas são momentos importantes para fornecer feedback, corrigir estratégias comerciais e promover o alinhamento de expectativas.

É papel de um bom líder saber como organizar uma reunião de vendas de modo a incentivar os vendedores a buscarem por resultados cada vez melhores.

Esses encontros podem contribuir de maneira significativa para a produtividade da equipe de vendas.

Tendo isso em vista, trouxemos algumas dicas práticas para que você possa organizar boas reuniões com o seu time e consiga comunicar tudo que precisa, sem ruídos:

  1. Prepare a reunião de vendas com antecedência;
  2. Crie uma agenda compartilhada;
  3. Cuidado com o número de participantes da reunião de vendas;
  4. Planeje bem o tempo de duração da reunião;
  5. Não se prenda a números;
  6. Monte um relatório sobre o que foi abordado e os novos compromissos firmados.

6 dicas de como organizar uma reunião de vendas

Para que todos os vendedores possam ficar na mesma página em relação aos métodos, metas e objetivos de vendas, essas reuniões periódicas são essenciais.

Se você quer saber como organizar uma reunião de vendas mais produtiva com o seu time, continue a leitura e confira 6 dicas valiosas e indispensáveis.

1 – Prepare a reunião de vendas com antecedência 

A primeira dica de como organizar uma reunião de vendas consiste em preparar esse encontro com antecedência.

Para isso, crie um roteiro com um tem central e todos os tópicos que deverão ser abordados na reunião.

Reúna os materiais necessários e os equipamentos para apresentação de slides, se for o caso. E não se esqueça de reservar data e horário para uso da sala de reuniões.

Se preparar com antecedência é fundamental para que todos os participantes já cheguem sabendo o que dizer.

No caso de reuniões de vendas online é importante definir com antecedência qual a plataforma de videoconferência que será usada, se certificar de que todos os participantes têm o software instalado em suas máquinas e sabem usá-lo adequadamente.

2 – Crie uma agenda compartilhada

Outra prática que pode te ajudar a organizar melhor suas reuniões de vendas é a criação de uma agenda compartilhada com a equipe.

Por meio dessa ferramenta, todos ficam sabendo com antecedência quando as reuniões vão acontecer e quais os aspectos que serão discutidos.

No próprio Google Calendar, por exemplo, é possível definir as datas das reuniões e ainda programar alertas para que ninguém se esqueça de participar.

3 – Cuidado com o número de participantes da reunião de vendas

Às vezes pode ser contraproducente convocar uma reunião de vendas com absolutamente todos os colaboradores que fazem parte da equipe, especialmente se for um equipe muito grande.

É verdade que há momentos específicos, como abertura e encerramento do ano, em que é válido fazer uma reunião geral. No entanto, as reuniões mais pontuais nem sempre precisam contar com  a presença de todos.

Portanto, convoque para sua reunião apenas pessoas-chave.

4 – Planeje bem o tempo de duração da reunião

A sua reunião não pode ser muito extensa a ponto de comprometer as outras atividades que os colaboradores precisam cumprir durante o expediente.

É importante definir a hora pra começar e pra terminar a reunião e o tempo estimado para tratar de cada um dos tópicos.

Para otimizar o tempo da reunião, evite rodeios e vá direto ao assunto do encontro. Peça para que os participantes sejam objetivos e diretos ao fazerem suas coleções.

5 – Não se prenda a números

É muito comum que nas reuniões de vendas as pessoas percam muito tempo expondo os resultados obtidos.

De fato, é importante saber, por exemplo, quantos leads foram gerados no último mês e quantas vendas o time conseguiu fechar.

No entanto, se você já conta com um bom sistema de CRM, essas informações já são do conhecimento de todos e não faz muito sentido apresentá-las na reunião.

Sendo assim, procure focar mais na atuação dos colaboradores que levaram a esses resultados. Quais lições foram aprendidas? Que estratégias deram certo e quais não foram tão bem sucedidas quanto o esperado? Quais foram os principais desafios da última semana, mês ou ano?

Caso sua empresa ainda não utilize a tecnologia do CRM para ter em mãos, com agilidade e confiabilidade, todos os dados que precisa, dê uma olhada no que uma ferramenta como essa pode fazer na hora de coletar, organizar, analisar e compartilhar seus resultados com a equipe:

https://www.youtube.com/watch?v=WiQZHQfDJG8&t  

6 – Monte um relatório sobre o que foi abordado e os novos compromissos firmados

Quando a reunião for encerrada, é interessante que se faça um relatório resumindo tudo o que foi tratado no encontro com a equipe de vendas.

Além disso, é importante registrar todos os compromissos que foram firmados, como novas metas e estratégias. Assim, todos estarão devidamente alinhados.

Acha que isso pode ser trabalhoso e complicado? Mais uma vez, com ajuda da tecnologia, isso pode ser bem mais fácil do que você imagina. A Trello criou um quadro colaborativo que vicie pode usar em sua empresa sempre que quiser fazer suas reuniões mais produtivas, veja:

Você pode baixar este modelo de quadro aqui: Quadro de Reuniões

E então, ficou claro para você como organizar uma reunião de vendas?

Siga as dicas que trouxemos aqui e realize encontros mais produtivos com o seu time.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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