Você sabe como dar feedback negativo? Aliás, você sabe qual a importância do feedback, mesmo quando negativo?
Quem tem essa resposta na ponta da língua são eles: os seus funcionários.
De acordo com esta pesquisa, publicada no LinkedIn, 92% dos entrevistados concordaram com a afirmação: “O feedback negativo, se entregue de forma adequada, é eficaz para melhorar o desempenho”.
Isso significa que, longe de ser uma prática odiada por todos, o feedback funciona, sim, como um trampolim para identificar oportunidades de melhoria e alavancar o desempenho do time.
No entanto, é preciso conhecer as melhores técnicas para conduzir o momento e garantir uma comunicação efetiva e não-violenta. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!
5 técnicas para dar feedback negativo
Existem diferentes caminhos para se entender como dar um feedback negativo. Todos eles, porém, apontam para uma direção: jamais exponha o seu colaborador, trate o problema de forma humanizada e mantenha-se à disposição para auxiliar no crescimento da equipe.
A seguir, listamos 5 práticas que caminham lado a lado com os pontos listados acima e que contribuem para a construção de um ambiente de trabalho menos estressante e de um time mais engajado com práticas de melhoria contínua.
Veja como fazer uma avaliação de desempenho e dar feedback negativo em 5 passos:
-
Contextualize o feedback
Lembre-se sempre de que o feedback é uma conversa, e por isso, deve ter início, meio e fim. Se você pratica uma liderança de observação e não tem o hábito de interferir em atividades da rotina, cuide para que seu feedback seja bem contextualizado, e que o funcionário em questão consiga perceber a razão daquele contato.
Siga um roteiro semelhante a este:
- Convide o colaborador a uma conversa (feedbacks negativos sempre devem ser dados a sós, sem a presença de terceiros);
- Pergunte como o colaborador está (e atente-se para sinais que possam ajudar a compreender melhor as razões para a conduta inadequada);
- Explique por que você convidou o funcionário àquela conversa
- Exponha o comportamento inadequado
- Converse sobre caminhos para solucionar aquela situação.
Este último item, aliás, será abordado com mais detalhes no próximo item da lista.
-
Mostre soluções ao posicionamento adotado pelo colaborador
Como dar feedback negativo sem permitir que aquilo “entre por um ouvido e saia por outro”? Simples: mostre soluções àquela conduta e estimule um comprometimento do funcionário.
Seja qual for a razão do feedback negativo, é importante alinhar expectativas com o colaborador e mostrar a ele que outro comportamento é possível e desejável naquela situação. O ideal é que, após a conversa, seja possível firmar um compromisso com a resolução do problema — ainda que, em primeira instância, isso signifique um movimento intencional, mais do que prático.
-
Leve inspirações ao colaborador
Além de saber como dar feedback negativo, é importante que você saiba como levá-lo para além daquele ambiente de conversa. Para isso, nossa dica é: que tal transformar o papo em uma verdadeira inspiração para a vida?
Conecte o colaborador com uma figura exemplar na temática abordada, ou mesmo com alguém que estude e reflita sobre o tema de forma profissional. Essa conexão pode acontecer por meio de livros, cursos, mentorias ou convites para palestras.
-
Abra o canal de diálogo
Não seja aquele típico líder que só aparece para dar bronca. Aproveite a chance para aprender como dar feedbacks negativos e ainda assim manter o diálogo aberto com o seu time. Sua disponibilidade para acolher críticas e sugestões pode ser essencial para identificar gaps em tempo hábil e reduzir as intercorrências que acabam por gerar a necessidade de mais feedbacks.
-
Torne o feedback multidisciplinar
Se, ao conversar com um funcionário, você perceber que a conduta inadequada se relaciona com um fator alheio à rotina do seu setor, acione parceiros que possam ajudá-lo a interferir positivamente na situação.
Caso o seu colaborador relate sintomas de doenças mentais, como depressão, burnout e stress agudo, ative o time de RH e solicite o suporte de um profissional de psicologia para acolher a demanda.
Se, em contrapartida, a má conduta se deve à incompatibilidade entre o seu colaborador e um outro, de outro setor, acione a liderança desta área e mostre a importância do reforço ao trabalho em equipe.
Faça a sua parte tornando a rotina mais simples e fluida
Seja qual for o motivo que leve ao feedback negativo, aqui vai uma dica extra que pode te ajudar (e muito) a minimizar situações desagradáveis na rotina: invista em ferramentas e práticas que levem fluidez ao dia a dia do time.
Se você gerencia uma equipe comercial, por exemplo, reduza as chances de sobrecarga, stress, desmotivação ou desentendimentos por falta de alinhamento com a aquisição de tecnologias de gestão comercial, como os sistemas de CRM – Customer Relationship Management. Eles organizam e facilitam o gerenciamento da jornada de compra transformando o funil de vendas em um pipeline simplificado e descomplicado.
Afinal de contas, melhor do que saber como dar um feedback negativo é não precisar dar um feedback negativo — o que é possível quando as equipes operam de forma alinhada e otimizada.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.