Blog

Fontes de energia renovável: o que você precisa saber

As fontes de energia renovável estão se tornando um assunto cada vez mais importante. O mundo inteiro presencia uma grande mudança nos pilares básicos da energia. 

E outras fontes de energia estão se tornando populares no Brasil, podemos ver claramente o aumento da procura por energia solar, e o crescimento dos parques eólicos.

O sustentável está por todo lado temos os elétricos, por exemplo, o lado sustentável fica mais em evidência. Bem, e o que você sabe sobre energia renovável?

Antes de começar a desvendar o tema, você precisa entender que energia renovável não é uma energia limpa, obrigatoriamente. No entanto, por ter essa característica, fica sim mais fácil ter resultados positivos nessa área.

E claro, isso não é tudo. A renovação da fonte de energia faz com que seja possível desenvolver muitas outras áreas com segurança. 

Aqui você aprenderá mais sobre as fontes de energia renovável e porque são tão importantes atualmente.

As mudanças do mundo

Sim! O mundo mudou e você não precisa de muito para perceber. Porém, é importante compreender que os impactos foram tanto positivos como negativos. 

Há mais ou menos dois séculos a indústria estava a todo vapor na Europa, muitas máquinas, poluição…

Uma mudança não muito agradável que pode ter causado problemas como o aquecimento global. É claro, a evolução não poderia parar e por isso muitos cientistas achavam formas de ser sustentável mesmo no meio industrial. A energia renovável representa uma dessas maneiras.

Mas quais são? Bem, abaixo você poderá acompanhar algumas delas, assim como seus principais benefícios.

A água como fonte de energia renovável

O maior exemplo de energia renovável é a hidroelétrica. No Brasil, é bastante conhecida tendo em vista que o país possui uma grande capacidade hídrica. Você consegue imaginar o motivo para ela ser considerada renovável.

Bem, uma das características dessa forma de energia é conseguir trazer uma previsibilidade. A água sempre irá voltar para a terra, a partir do processo de evaporação. Assim sendo, é possível utilizar esse processo para conseguir gerar força e energia.

No entanto, como dito acima, a água não é a melhor das fontes de energia renovável porque não é considerada tão limpa assim. A construção de uma hidrelétrica custa bastante para a região. Além disso, pode causar impactos climáticos adversos. 

O sol e a energia 

A energia solar, ao contrário da hidroelétrica, é mais usada como exemplo. No entanto, o sol não se renova, ele apenas existe o tempo todo. Dessa forma, utilizar esse como exemplo não é uma boa ideia. 

Imaginando isso, podemos contar com vários outros fatores importantes para destacar a energia solar. Por exemplo, ela é a forma mais limpa encontrada de gerar energia, considerando sua produção total também.

Bem, mas ao mesmo tempo, durante sua produção é necessário maior investimento. Além disso, ela não é utilizada para abastecer grandes residenciais, comércio e afins. Sempre existirá energia solar, porém, há alguns limites para tal.

Isso, é claro, pode ser alterado com o tempo. Há muitas pesquisas para serem realizadas e a energia pode se tornar mais produtiva.

A eólica 

O último tipo de energia que desejamos falar aqui é a eólica. O seu funcionamento é mais simples de entender do que as demais. 

Em resumo, existirá uma espécie de hélice que, ao se mover, irá gerar força e, a força gerada, é transformada em energia.

Ela se move a partir do vento. Vale lembrar também que, apesar de parecer um processo muito simples, transformar energia mecânica em elétrica não é nada fácil, principalmente vindo de uma fonte como essa. 

Dessa forma, a energia eólica é somente utilizada em casos isolados. Além disso, por consumir muito espaço para a criação de um parque eólico, muitos estados brasileiros possuem dificuldade em incluí-lo. 

Ela é uma forma de efetuar muito limpa, que pode tornar o mundo muito mais sustentável.

Mais sobre as fontes de energia renovável

É importante entender a relevância delas no mundo. A criação das energias renováveis tem um propósito e um estudo extenso. Elas surgiram rapidamente, tendo em vista que algumas décadas atrás apenas poucos métodos de produção de energia elétrica eram de fato explorados.

Dessa forma, podemos dizer que ela é a nova forma de crescimento do mercado! As pessoas estão cada vez mais em busca de fontes de energia renovável. 

Há uma grande preocupação com o meio ambiente e graças a isso muitas empresas estão utilizando a energia solar ou eólica para completar seus requisitos de produção.

Essa mudança gradual se fará mais presente em alguns países, como a Holanda, que possui grandes parques eólicos. 

Conclusão 

As fontes de energia renovável são assunto importante. Menos polêmicas que outras formas de produção, como é o caso da energia nuclear e também menos agressiva ao meio ambiente.

O interessante é que, dependendo da região, a produção pode ser diferenciada. No Brasil, é claro, há potencial para as três formas de produzir energia ditas aqui. Em outros países há mais potência para a eólica, como já dito. 

O padrão de desenvolvimento seguido pode incluir tudo em apenas um local, em dado momento.

Como dito anteriormente as fontes de energia renovável é uma realidade vivenciada em boa parte do mundo, embora nem todos tenham acesso de alguma maneira acabem sendo impactados. 

Em alguns lugares como no Brasil ainda temos muito que explorar, porém de forma consciente para que não aconteça o esgotamento das mesmas. 

Espero que você tenha gostado do conteúdo, foi feito especialmente para levar informação. Até a próxima!