Negócios e Política

Dicas do mercado financeiro: do iniciante para o investidor avançado

Está em busca de dicas do mercado financeiro? Não é para menos! Afinal, o assunto está atraindo, cada vez mais, os brasileiros. 

Só para você ter uma ideia, a Bolsa de Valores do Brasil, a B3, anunciou, no começo de novembro de 2021, o recorde de quatro milhões de pessoas físicas cadastradas na renda variável. Isso representa um aumento de 500 mil Cadastros de Pessoa Física (CPF) em relação à última pesquisa, realizada em abril deste mesmo ano. 

Esse número elevado mostra uma maior procura dos brasileiros por dicas do mercado financeiro. Afinal, para começar a investir, é preciso um estudo detalhado sobre o que está sendo feito. Foi isso que mostrou a pesquisa Letramento Financeiro – Medindo Percepções e Hábitos Financeiros entre os Brasileiros. 

Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Locomotiva e pela Xpeed, 41% dos entrevistados revelaram que a pandemia os incentivou a buscarem conhecimento sobre o mercado financeiro, reproduzindo um aumento na procura de cursos de mercado financeiro para iniciantes.

A surpresa vem, principalmente, da quantidade de jovens que estão saindo da poupança para investir em novas fontes de renda. 

Ainda de acordo com os dados da B3, 48% dos novos investidores, quase dois milhões de brasileiros, estão na casa dos 25 a 39 anos. O número dos mais novos também não para de crescer: pessoas de 19 a 24 anos representam 24% deste total.

Mas, afinal, como buscar um passo a passo sobre o mercado financeiro para iniciantes? Se você quer fazer parte da porcentagem de pessoas que migraram para os investimentos mais rentáveis, você está no lugar certo. 

Ao longo deste texto, vamos debater sobre: 

  • O que é mercado financeiro;
  • O que é ser investidor e tomador;
  • O que é ofertado no mercado financeiro;
  • Como descobrir o seu perfil de investidor;
  • O que são commodities;
  • Como saber as projeções para o futuro do mercado.
  • Qual é a definição de mercado cambial;

Vamos, juntos, desbravar sobre o que é mercado financeiro e quais são as suas peculiaridades? Sem mais delongas, tenha uma boa leitura. 

O que é mercado financeiro?

Para receber dicas do mercado financeiro, é preciso entender, primeiro, sobre o que estamos falando! Imagine o seguinte: em um conglomerado de lojas, temos lugares que vendem aparelhos eletrônicos, outros que vendem móveis e assim por diante. 

O mercado financeiro, ao invés de ter lojas físicas para você, reúne instituições que moldam o fluxo de capital de uma nação. Ou seja, nele, são vendidos: commodities, ações de empresas, títulos públicos e, é claro, moedas estrangeiras. 

Então, todo o capital do mundo está presente no mercado financeiro. Porém, para entendê-lo melhor, separamos duas palavras-chaves que ajudam a compreender este assunto tão importante.

Investidor versus tomador

Para a economia rodar, é preciso ter dois polos: os investidores e os tomadores. O primeiro grupo, tão imprescindível para o mercado financeiro, é o de pessoas que investem seu capital em produtos oferecidos pelos tomadores. 

Os tomadores são empresas privadas, bancos e os próprios governos. Ou seja, eles ofertam produtos que são comprados pelos investidores. Os artigos negociados podem ser ações, Certificados de Depósito Bancário (CDB) ou, até mesmo, títulos do tesouro nacional, conhecido no Brasil como Tesouro Direto. 

Em troca do dinheiro dos investidores, fica a promessa de que os mesmos receberão, no futuro, lucros em cima do que foi investido. É isso que faz a economia de uma nação girar. 

4 dicas para investir no mercado financeiro

Agora que você tem um panorama sobre o que é o mercado financeiro e qual é a sua função, está na hora de receber algumas dicas para entrar, de vez, na vida de investidor. Vamos nessa?

1. Conheça os produtos ofertados no mercado financeiro

É imprescindível conhecer, antes de entrar de vez no mercado financeiro, os produtos que são oferecidos. Dentre eles, estão: 

  • commodities. Você sabia que você pode investir em bens de consumo? Isso mesmo, as commodities são, nada mais nada menos, do que produtos-base para uma economia. Você pode aplicar em commodities agrícolas, como a soja e o café, minerais, como o ouro e o petróleo, e as ambientais, como a água; 
  • Títulos Públicos. Neste caso, você estará emprestando dinheiro para o próprio governo nacional, que devolverá seu investimento com os juros pré-determinados no fechamento do acordo. Nesta categoria, estão presentes o Tesouro Selic, o Tesouro IPCA, entre outros;
  • ações. Ao investir em um ativo particular, você estará comprando uma parte de uma empresa. Assim, você ganha o direito de participar de assembleias e, é claro, de receber uma parte dos lucros, chamada de dividendos. 
  • moedas estrangeiras. Você sabia que você pode comprar e vender moedas de outros países? Esta é a definição de mercado cambial, um ramo do mercado financeiro. 

Você pode conferir mais artigos liberados para pessoas físicas diretamente no site da B3.

2. Saiba o seu perfil de investidor

Tem medo de começar já investindo na bolsa de valores? Fique tranquilo, pois isso é normal! Não é todo mundo que começa aplicando seu dinheiro na renda variável. Você sabia que existem três perfis de investidores? São eles: 

 

    • conservador. Esse tipo de investidor aproveita as oportunidades da renda fixa, sendo mais segura do que a variável. O leque de opções para investir são vastos: vai desde um CDB até os mais variados tipos de Tesouro Direto, sem contar as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • moderado. Aqui, mesmo tendo um pézinho na renda fixa, o investidor já começa a olhar para a renda variável. Além dos investimentos citados acima, a pessoa moderada procura por ETFs e ações de empresas mais consolidadas no mercado;
  • conservador. Chegando nesse patamar, você já está preparado para assumir riscos. Aqui, o mundo dos investimentos é pequeno para você. Desbrave as possibilidades da renda variável e aumente o seu patrimônio investindo com sabedoria.

 3. Acompanhe os índices de mercado

É possível acompanhar, diariamente, os principais índices do mercado financeiro nacional e global. Confira, a seguir, quatro indicadores importantes para todo investidor: 

    • dólar. O dólar estadunidense é a moeda econômica global. Portanto, todos os produtos são vendidos a este valor. Portanto, todas as importações quanto as exportações são feitas em dólar. Portanto, saber quanto este dinheiro está valendo é entender a economia global;
  • taxa Selic. O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, conhecido popularmente como Selic, é a taxa básica dos juros do país. Ou seja, quando ela sobe, os créditos aumentam consideravelmente e a inflação diminui. Quando a Selic está em queda, é um ótimo momento para negociar empréstimos; 
  • IPCA. Este é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede o índice da inflação. Ou seja, é por meio dele que compreendemos o valor de compra verdadeiro que o nosso dinheiro possui;
  • BOVESPA. Aqui se encontra o principal índice de desempenho das ações da bolsa de valores brasileira. Ele demonstra se a B3 fechou o dia em queda ou em alta. 

4. Procure curso de mercado financeiro para iniciantes

Você não precisa começar esta caminhada no mercado financeiro sozinho. É possível encontrar diversos cursos de mercado financeiro para iniciantes de maneira on-line, sem precisar sair de casa. 

Mas lembre-se: confira a reputação da instituição de ensino. Isso evita que você caia em golpes de pessoas mal intencionadas. 

Dica extra: invista em curso de mercado financeiro para iniciantes

Você já ouviu falar em investidor que possui uma parte da sua renda em dólar? Ou sobre como os investimentos são abalados com a variação do mercado externo? Então você tem alguma noção sobre o mercado cambial. 

Dentro da nossa analogia com o conglomerado, ele seria o local onde são efetuadas as compras e vendas de moedas de outros países. É pelo mercado cambial que você consegue investir em ativos de outra nação, podendo segurar o seu capital com um dinheiro mais forte, como o dólar ou o euro. 

Conhecer a definição de mercado cambial pode ajudar você a aumentar o seu leque de investimentos, e, assim, o seu patrimônio. Além disso, ele protege você em possíveis crises do exterior que podem abalar a economia brasileira.

Vamos entrar no mercado financeiro?

A poupança deixou de ser, há muito tempo, um porto seguro para o seu patrimônio. Com inflação nas alturas e incerteza econômica, está na hora de investir seu dinheiro em ativos que retornarão mais lucros no futuro. 

Chegando até aqui e com as nossas dicas do mercado financeiro, você está apto para:

  • pesquisar investimentos dentro da renda fixa;
  • compreender qual é o seu perfil de investidor;
  • conhecer um pouco mais sobre o mercado de ações;
  • investir em ativos que superam a inflação;
  • se inscrever em boletins e newsletters que traçam o panorama da economia nacional;
  • entrar, de vez, no mercado financeiro.

O melhor momento para investir é agora, e sempre é tempo para aprender! Bem-vindo ao mercado financeiro para iniciantes.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias