Blog

Decorando sua casa do zero

Enfrentar a decoração de uma casa nova ou dar um novo visual à antiga é um desafio e ainda mais se considerarmos que, provavelmente, a maioria de nós não somos profissionais. De certa forma, é como enfrentar uma tela em branco, onde teremos que ir passo a passo, cuidando de cada detalhe, para que o resultado seja perfeito.

Portanto, antes de corrermos até a loja mais próxima para comprar tudo, é aconselhável que paremos para refletir um pouco, definir nossas necessidades e seguir essas dicas.

  1. Defina o estilo de decoração que queremos dar à nossa casa.

A primeira coisa que teremos que fazer é definir qual estilo queremos imprimir em nossa casa: minimalista? Nórdico? rústico? clássico? O mais importante quando se trata de decoração é ter mais ou menos clareza sobre esse estilo para adaptar nossas compras e conseguir um resultado harmonioso. Curiosamente, mesmo o estilo mais eclético tem suas “regras”.

Além disso, como primeiro item para a decoração de uma casa moderna, indicamos uma fechadura digital. Alguns chaveiro têm indicado a todos essas fechaduras para casas novas em construção.

Por isso se sua casa estiver em estado de construção ou até mesmo reforma contate um chaveiro em Sorocaba para fazer a instalação correta do equipamento.

  1. Funcionalidade e conforto.

O objetivo da decoração deve ser transformar nossa casa em um lar. Uma casa para morar, conviver e se sentir bem sozinha ou em companhia. Por isso, o nosso segundo conselho é que aposte na funcionalidade e no conforto, o que não tem que ser incompatível com um bom design.

  1. Novo ou reciclado?

Quando se trata de decorar a nova casa, certamente há uma série de móveis e objetos que temos que comprar, mas não devemos descartar a opção de dar a outros que já temos. Como veremos a seguir, quando falamos de cada cômodo, às vezes restaurando as fachadas de móveis de sala, armários, portas ou móveis de cozinha, usando revestimentos autoadesivos, pode nos economizar muito dinheiro e o resultado pode ser tão bom ou melhor do que comprar novos.

  1. Iluminação.

Uma boa iluminação é essencial para dar charme e personalidade a uma casa. Opte por estabelecer diferentes pontos de luz e escolha uma iluminação que não deslumbre e que proporcione aconchego nas divisões que os requerem (como a sala e os quartos). Por sua vez, a cozinha e os banheiros também devem ter iluminação correta e adaptada ao seu uso.

Depois dessas dicas básicas, vamos ver, estadia por estadia, qual a melhor forma de lidar com as mudanças decorativas.

  1. Sala de estar com tapeçaria

Começamos pela sala de estar, já que é o cômodo onde provavelmente passaremos mais tempo. O primeiro e mais importante é escolher os tons com que vamos pintar as paredes, pois a partir deles tomaremos as restantes decisões sobre mobiliário, têxteis e acessórios.

Se optamos por um estilo nórdico, serão os tons de branco que predominam; enquanto se optarmos por um estilo clássico, pode ser mais adequado optar por tons de cinza e bege. Os amarelos e marrons vão mais para uma decoração rústica. E se escolhermos um estilo as cores brilhantes serão o rei.

Também podemos dar destaque a qualquer uma das paredes optando por uma grande peça de tapeçaria com uma imagem que se enquadre perfeitamente no nosso estilo decorativo: uma paisagem da natureza, uma grande cidade, uma fotografia relaxante, texturas etc.

Como já dissemos, vamos escolher os móveis de acordo com o estilo que pensamos. Dentro dele, e do ponto de vista prático, teremos que pensar que eles devem se adaptar às necessidades das pessoas que vão morar na casa, para decidir se precisamos de mais espaço de armazenamento, se temos filhos, animais de estimação, se gostamos de receber visitas ou organizar refeições fartas com os amigos etc.

Por último, mas não menos importante, iremos escolher cuidadosamente os tecidos de tapeçaria em sorocaba, que vão decorar a nossa sala e que não só dão cor, mas são responsáveis ​​por torná-la acolhedora e dar-lhe personalidade. Não se esqueça de escolher os materiais de acordo com o clima da cidade em que você mora e a função que irão desempenhar, principalmente no que diz respeito a cortinas, tapetes, almofadas etc.

  1. Cozinha

Estávamos a falar de funcionalidade e praticidade e estes dois conceitos são especialmente relevantes numa divisão como a cozinha. Aqui também podemos adicionar um terceiro conceito: resistência.

Mais uma vez, ao decorar a cozinha teremos que pensar no uso que vamos dar. Não é a mesma coisa que sejamos “masterchef” e nele cozinhamos diariamente, que nosso ritmo de vida nos permita pouco mais do que preparar um café e uma torrada para o café da manhã. Em qualquer caso, teremos de conceber uma boa distribuição e dispor de móveis de arrumação suficientes.

Também vamos escolher os materiais de acordo com o estilo que mais gostamos, embora, se não estamos dispostos a entrar em obras complexas para mudar tudo, podemos apostar em revestimentos autoadesivos que imitam os materiais que mais gostamos: aço, pedra, madeira etc. etc. As opções que eles nos permitem são enormes.

E por falar em revestimentos … Podem ser utilizados para dar um toque de cor aos nossos eletrodomésticos, dando um toque casual a esta divisão da casa.

  1. Quartos de dormir

Ao decorar um quarto, novamente a escolha das cores é fundamental. Cada um é livre para escolher o tom que melhor se adapta ao seu estilo e personalidade, embora seja conveniente pensar que o quarto é o cômodo da casa destinado ao descanso e à fuga do stress do dia, mas, acima de tudo, é um lugar para dormir, então talvez seja melhor optar por tons “mais doces”, que o ajudam a adormecer.

Se apesar de tudo opta por tons mais vivos, pode sempre equilibrá-los com cores mais neutras nos têxteis.

A cama é a peça principal do quarto, por isso deverá ser escolhida cuidadosamente de acordo com as nossas necessidades: tamanho, firmeza do colchão, altura, tipo de cabeceira etc.

Se o quarto não tiver muitos metros, uma solução muito prática pode ser colocar um vinil decorativo na parede, que funciona como cabeceira, poupando espaço. E não só se a sala for pequena! As cabeceiras foto murais são uma aposta estética altamente recomendada para qualquer ambiente.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias