A fase de desenvolvimento das crianças é fundamental por diversos aspectos, inclusive a formação de sua arcada dentária. Para que esse processo seja feito da maneira adequada, é fundamental o trabalho conjunto entre os pais das crianças e o dentista infantil.
Como sabemos, quando começam a nascer os primeiros dentes das crianças eles não possuem a mesma estrutura que os dentes permanentes. Nessa fase, os bebês possuem dentes de leite, que caem naturalmente com o passar do tempo.
Mas, mesmo sabendo que esse processo é natural, como saber a hora certa de ter a primeira consulta em uma clínica odontológica infantil com um dentista especializado nos cuidados com a saúde bucal das crianças? Bom, é isso que veremos.
A importância da primeira consulta
Pode parecer estranho, mas a primeira consulta com o dentista para uma criança deve ser realizada antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes do bebê. Mas, o que que o dentista consegue avaliar mesmo sem existir nenhum dente ainda na boca da criança?
Bom, assim como existem consultas preventivas com médicos, justamente para verificar possíveis problemas que podem surgir com o passar do tempo, as consultas preventivas também são fundamentais para os bebês.
Mesmo sem o nascimento de nenhum dente no pequeno, é possível já identificar padrões para entender como será formada a arcada dentária da criança e como ela se desenvolverá.
Já nessa etapa é possível buscar informações necessárias para entender se o seu filho precisará utilizar aparelho dentário móvel ou não ao longo da vida.
Entretanto, a primeira consulta do seu filho, nos primeiros meses de vida, também é fundamental por outros motivos.
A limpeza da gengiva, por exemplo, é um aspecto essencial para evitar que bactérias surjam na boca e cause problemas mais importantes para a criança naquele período e nos anos seguintes.
Além disso, a consulta preventiva, ainda antes do nascimento dos dentes das crianças, pode ser muito importante para prevenção de cáries e outras doenças bucais que atingem os dentes nos anos seguintes.
Esse cuidado precoce ajuda os pais a saberem com antecedência se a criança precisa de uma restauração dente da frente para evitar doenças futuras.
Tratamentos dentários para crianças
Claro, a primeira consulta é fundamental para identificar essas questões que podem surgir nos primeiros anos da criança.
Entretanto, é essencial não parar por aí. Conforme os dentes vão surgindo, é necessário que os pais cuidem adequadamente dos dentes de seus filhos e que vão atrás de ajuda para qualificar cada vez mais a saúde bucal dos pequenos.
Dessa maneira, existem alguns processos que os pais, juntamente dos dentistas, devem trabalhar para qualificar cada vez mais os dentes das crianças, tais como:
- Profilaxia;
- Exames;
- Orientações para cuidados com os dentes e gengiva;
- Radiografias.
Esse acompanhamento ajuda a prevenir e combater doenças importantes que podem surgir na região dos dentes, como as próprias cáries.
Além disso, ajuda a verificar se existe a necessidade, ao longo do tempo, da utilização de aparelho transparente ou outros modelos de aparelhos que sejam necessários.
O uso de aparelho, atualmente, é muito recomendado em diferentes situações, sendo o principal instrumento de tratamentos odontológicos atuais.
Dessa maneira, a probabilidade de seu filho precisar do uso do aparelho, seja para corrigir problemas estruturais, na mordida, posicionamento dos dentes, dentes tortos, entre outros.
Além dos aparelhos, existem outros instrumentos que podem ser utilizados para tratamentos dentários ao longo da vida, seja uma questão de necessidade, ou estética.
Essa avaliação, realização de exames e verificação de como os dentes de leite e permanentes estão podem ser muito importantes.
Dessa forma, consultar um especialista em aparelho dentário e em outros instrumentos odontológicos é fundamental.
Como escolher o melhor dentista para as crianças?
Sabendo que é fundamental ter uma consulta com um especialista odontológico nos primeiros meses de vida das crianças, juntamente com a formação da arcada dentária dos pequenos, também é muito importante saber escolher o profissional mais adequado para essa etapa.
Existem diferentes tipos de perfis de profissionais da área da odontologia, com diferentes especializações e ideias para como realizar um acompanhamento de prevenção e qualificação nos pequenos.
Para que você encontre o profissional ideal para trabalhar com os seus filhos, é fundamental levar diferentes aspectos em consideração, tempo de experiência, recomendação de amigos e familiares, avaliações na internet e primeira consulta.
Dessa maneira, buscando essas informações, você consegue encontrar o profissional mais adequado para ajudar no desenvolvimento dentário dos bebês, fazendo com que as chances deles terem problemas relacionados à formação dos dentes sejam menores.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.