Blog

Melhores cursos para fazer no Senai

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ou Senai é uma uma instituição que visa a formação de jovens e adultos nas mais diversas áreas relacionadas à indústria. Existem muitos cursos que fazem parte da grade do programa e, por conta disso, se torna muito comum querer saber quais são os melhores cursos para fazer no Senai.

A instituição já atua a muitos anos no mercado e possui ligação direta com algumas empresas de grande nome no Brasil. Além disso, oferece diferentes modalidades de cursos, desde de pagos até gratuitos e até mesmo para aprendizes.

Se deseja saber uma boa opção de curso para fazer no Senai e conseguir um bom emprego a partir dele, vamos ver um pouco mais sobre as oportunidades agora! Acompanhe.

Aproveite: senai cursos gratuitos online, os melhores cursos para você se qualificar para o mercado

Cursos para fazer no Senai – técnicos

Sim! A grande maioria dos cursos para fazer no Senai são técnicos, portanto, existe uma carga horária maior. No entanto, eles são referências no mercado industrial, conseguindo ser um dos melhores no ramo.

Assim sendo, fica fácil escolher eles caso deseje entrar em uma empresa que lide direta ou indiretamente com o mundo industrial. Podemos falar indiretamente porque há também vagas para administração, que, apesar de não ser um curso voltado completamente para o mercado geral, acaba tendo essa possibilidade.

Os melhores cursos para fazer no Senai seguem essa lógica, e são com certeza, em sua grande maioria, técnicos, vamos falar um pouco mais sobre eles.

Técnico em eletrotécnica

Nesse curso a duração é de aproximadamente 1,5 anos, mas em alguns casos ele pode chegar até mesmo a dois. Nele o aluno consegue aprender muitas funções baseadas na Elétrica, como por exemplo, a montagem de circuitos. 

Depois da formação, esse técnico poderá atuar em empresas de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica ou de telecomunicações. O que fará é bem simples e durante o curso aprenderá tudo que é necessário para desempenhar sua função com o máximo de maestria!

O objetivo desse profissional dentro da indústria é gerir o bom funcionamento dos sistemas elétricos da indústria, residência ou qualquer que for sua área de atuação.

Mecânica

Outro curso técnico bem famoso e que gera diversas oportunidades dentro das indústrias. Isso porque ele se relaciona diretamente com as máquinas, tanto no que diz respeito a sua operação, como no que diz respeito a sua manutenção.

Essa é uma questão muito interessante, já que o técnico pode atuar em duas áreas. Pode trabalhar tanto na questão da manutenção, seja ela qual for, como também pode operar máquinas ou gerir algumas funções dentro da indústria.

Esse profissional, por sua vez, pode estar em diversos locais, buscando cada vez mais oportunidades. Indústrias de borracha e plástico, por exemplo, aceitam esse profissional, assim como o setor de transporte ou de instrumentos médicos-hospitalares.

Eletromecânica

Eletricidade e mecânica se unem entre os cursos para fazer no Senai. Assim sendo, o aluno consegue fazer funções muito importantes dentro de uma empresa, como por exemplo, realizar a manutenção de algumas máquinas ou até mesmo de peças de equipamentos eletromecânicos. Tudo isso é aprendido na prática, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora.

O curso também possui uma duração média de 1 ano e meio, e ao final dele é possível que o técnico atue em áreas referentes à automobilismo, aeroespacial e afins. É um profissional que terá muito espaço nas indústrias, principalmente com o crescimento desse ramo.

Segurança do trabalho

Curso muito requisitado pelas empresas. O profissional de segurança do trabalho não apenas trabalha com a função de administrar alguns eventos importantes, como também ficará ao encargo de observar se o trabalhador está cumprindo com todas as recomendações para evitar acidentes.

Se aprende bastante sobre ações preventivas e até mesmo questões relacionadas à saúde do trabalhador. Sendo assim, saberá bastante sobre o controle de risco. Esse profissional está capacitado para trabalhar em diferentes áreas.

Analisando diferentes situações você saberá o que é possível fazer e o que não é possível. A segurança do trabalho é uma área bastante extensa e existem muitas oportunidades. 

Técnico em edificações

Geralmente esse curso do Senai dura em média um ano e meio também. E também é um dos mais conhecidos em diferentes locais. É possível fazer diversos processos com base nele, então você não terá problemas em arrumar um bom emprego.

É possível atuar em diferentes funções e receber um bom valor por isso. Por exemplo, algumas empresas contratam para supervisionar a execução de edificações e para planejar obras.

De toda forma é um ramo bem completo também é uma das áreas mais cobiçadas pelos estudantes.

Mecatrônica

Realizar programação de alguns instrumentos e fazer testes de aparelhos mecanizados e automáticos ou até. As principais áreas de atuação dos profissionais estão ligadas a essa questão da automatização. 

Apesar de existir um grande mercado para que esse profissional possa se desenvolver, atualmente, onde ele é mais aceito é em locais que lidam com a produção automatizada ou automobilística, além de fabricantes de máquinas e equipamentos. 

Tudo dependerá da sua formação. Como é um curso bem extenso, dá para aprender tudo e um pouco mais a respeito do mercado. 

Logística

A logística é uma área muito importante no ramo industrial, no entanto, ela também é ótima para gestão de estoque e trabalho com as possibilidades de transporte de mercadoria de empresas de outros ramos.

Esse acaba sendo um dos destaque dos cursos, já que permite uma das maiores áreas de atuação das já citadas aqui. Além disso, toda empresa necessita trabalhar com a parte logística, portanto, a questão fica ainda mais em evidência.

Na indústria, que é onde o aluno do Senai irá aprender a atuar, poderá fazer ações referentes ao planejamento e controle da dos processos logísticos, que vão desde a produção até a distribuição dos bens.

Cada curso acaba apresentando vantagens realmente decisivas na escolha. Alguns são semelhantes, porém, cada um deles apresenta a vantagem de ser único para o contratante. 

E sim, alguns, como o de mecatrônica, estão crescendo bastante, fazendo com que exista muitas vagas nas mais diferentes empresas do ramo.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc