Negócios e Política

Controle de clientes: importância e passo a passo de como implementar corretamente na sua empresa

De nada adianta contar com uma uma carteira recheada de clientes se você não souber fazer o devido controle dessa base, concorda?

Manter um cadastro atualizado com informações relevantes e segmentar os clientes são alguns exemplos de práticas de controle indispensáveis e que podem te ajudar a definir estratégias mais acertadas de vendas e relacionamento.

No entanto, não é difícil encontrar empresas que não reconhecem a importância do controle de clientes e acabam deixando de lado esse aspecto da gestão comercial.

Neste artigo, você vai entender por que é importante fazer o correto controle de clientes e ainda conferir um passo a passo de como implementar essa prática na sua empresa.

Por que é importante fazer o controle de clientes?

Primeiramente, quando a empresa mantém todas as informações sobre os seus clientes bem organizadas e atualizadas, a comunicação interna entre as equipes de marketing e vendas se torna mais eficaz.

Dessa forma, com um eficiente controle de clientes, evitam-se informações desencontradas sobre o status de uma negociação, sobre as preferências do cliente ou sobre assuntos que já foram tratados com os tomadores de decisão, por exemplo.

Dentre as principais vantagens do controle de clientes, destacam-se:

  • Acesso a informações mais detalhadas e relevantes sobre os clientes;
  • Maior facilidade para conduzir oportunidades de vendas;
  • Possibilidade de personalizar as interações e estreitar o relacionamento com os clientes;
  • Oferecer soluções ideias no momento mais oportuno;
  • Maior foco nas necessidades dos clientes;
  • Otimização do follow-up;
  • Melhor controle sobre o desempenho dos colaboradores e as estratégias adotadas.

Passo a passo: como fazer o controle de clientes na sua empresa?

Para fazer um bom controle de clientes na sua empresa, existem alguns passos fundamentais que você precisa seguir.

Descubra abaixo que passos são esses a aprenda como fazer controle de clientes de forma descomplicada:

Passo 1 – Centralize as informações sobre os seus clientes

O primeiro passo para um efetivo controle de cliente consiste em centralizar todas as informações mais relevantes sobre eles.

Com um software de CRM, por exemplo, é possível organizar os dados de cada cliente (nome, endereço, dados de contato, mídias sociais, preferências de compra etc.) e manter atualizadas todas as interações entre eles e a sua empresa.

Essa centralização facilita o acesso de todos, otimiza as abordagens e evita falhas causadas por informações desencontradas.

Passo 2 – Organize os compromissos agendados com os clientes

É muito importante para o controle de clientes que os vendedores organizem sua agenda de compromissos.

Fique atento às visitas agendadas e às datas para envio de propostas e mantenha um fluxo de follow-up sempre atualizado.

A falta de organização dos seus compromissos agendados com os clientes pode fazer com que você perca boas oportunidades de negócio, além de prejudicar a reputação da sua empresa.

Imagine que você é um cliente interessado em fechar um negócio e tem que insistir diversas vezes para receber um orçamento ou proposta de venda. Deixar o cliente no vácuo com certeza vai prejudicar seus esforços de vendas. 

Para solucionar isso você pode, por exemplo, usar uma planilha de controle de clientes. Ou, ainda melhor, um sistema CRM, que conta com essas e muitas outras funcionalidades.

Confira algumas delas:

https://www.youtube.com/watch?v=ZPFv1UC5tDE&t 

Passo 3 – Não deixe os clientes estagnados em uma etapa do funil de vendas

Um dos objetivos de quem trabalha no time de vendas é fazer com que os clientes avancem nas etapas do funil de vendas e decidam por adquirir o produto ou serviço que o vendedor ofereceu.

Tendo isso em vista, faz parte do controle de clientes não deixar que eles fiquem estagnados em uma etapa.

Deve-se acompanhar constantemente o funil de vendas e certificar-se de que todos os clientes estão recebendo a atenção necessária para avançarem para as próximas etapas da sua jornada de compra.

Por isso, não deixe de criar um funil de vendas para sua empresa, veja mais algumas das vantagens de contar com essa ferramenta:

Passo 4 – Saiba qual é o tempo médio de cada etapa do funil

Para fazer um bom controle de cliente, é importante que você saiba qual é o tempo médio que cada cliente leva para passar de uma etapa para outra no funil de vendas.

Dessa forma, você evita se estender demais com clientes que, às vezes, só precisam de um tempo maior para amadurecer a ideia de fechar negócio com a sua empresa.

Enquanto isso, você pode se dedicar aos outros clientes que estão mais prontos para avançar no funil.

Passo 5 – Não tenha medo de descartar alguns clientes

No que se refere a clientes que há muito tempo não compram da sua empresa ou leads que se demonstraram “unfit” para o seu produto ou serviço logo no topo do funil de vendas, pode ser que a melhor solução seja descartá-los.

Assim, evita-se dedicar esforços e desperdiçar tempo com cliente com potencial praticamente nulo de gerar retorno para a sua empresa.

Bom, ficou claro como você pode fazer o controle de clientes?

Isso pode ficar mais fácil se você contar com a ajuda de um sistema especializado de CRM. Dentre as várias funcionalidades, esse tipo de software permite monitorar e atualizar o funil de vendas em tempo real e manter um registro de todas as informações e histórico de interações de seus clientes.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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