Beleza e Saúde

Queda dos dentes: Cigarro pode ser o motivo?

Todos sabem que o cigarro faz mal à saúde, principalmente para o sistema respiratório e cardiovasculares.

Desta forma, o cigarro não atinge apenas esses órgãos, ele pode promover e acelerar o desenvolvimento de doenças bucais também.

Quer saber sobre o efeito dos cigarros na saúde bucal? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é o cigarro?

O cigarro é uma substância química composta de tabaco e nicotina. Nele, existem muitas substâncias químicas e parte delas são cancerígenas. O fumo, é um fator de risco para algumas principais causas de mortalidade, como:

  • Câncer;
  • Leucemia;
  • Cardiopatia;
  • Aborto;
  • Bronquite crônica.

Ao fazer a utilização do cigarro, acontece a diminuição da vascularização de algumas regiões da boca e em alguns tecidos, como, gengiva, mucosa e osso.

 A fumaça do cigarro, existem várias substâncias e dentro dessas, é encontrada uma derivada da nicotina, que é uma substância achada nas folhas de tabaco, que provoca o apertamento dos vasos sanguíneos.

Esse elemento diminui a defesa e capacidade de cicatrização da mucosa bucal, tornando mais difícil que o organismo repare danos. Sendo mais propício a desenvolver algumas doenças, principalmente a doença periodontal.

Doença periodontal 

As doenças periodontais se caracterizam por uma série de inflamações bacterianas, das quais serão cuidadas por um profissional dentista especializado em periodontia.

 Ela começa na gengiva, por nome de gengivite e quando não tratada, pode levar a inflamação do osso que segura os dentes, passando a ser chamada de periodontite.

 No caso dos fumantes, é possível que a doença se desenvolva de forma rápida, para o prognóstico ser mais favorável, quanto antes for feito o tratamento e o diagnóstico, melhor será.

 Infelizmente, a grande maioria busca ajuda somente no momento mais tardio em que a doença já está bem desenvolvida em estado avançado, como os dentes em imobilidade, sendo necessário fazer a extração do dente por ter perdido o osso.

 Se essa situação ocorrer, é necessário que o paciente passe a fazer tratamento em uma clínica de implante dentário.

 A questão é que o cigarro pode atrapalhar o tratamento com o implante, porque o paciente vai ter um atraso na reparação tecidual, diminuindo a concentração de oxigênio e o fluxo sanguíneo nos tecidos, dificultando a cicatrização.

 Isso resulta na diminuição de uma qualidade óssea de longo prazo. Depois que o tratamento é feito, é possível que o cigarro possa piorar a qualidade óssea, mas podem ser reversíveis se o paciente deixar o hábito de fumar.

Consequência da perda de dente

Durante a mastigação, quando a ausência do dente, os alimentos pressionam a gengiva, exigindo um maior esforço pela ausência do dente. Assim acontecerá uma movimentação dos dentes de vizinhos por conta da falha, resultando um espaço entre os dentes, propício para a aparição de cáries.

 Os alimentos pressionam a gengiva e provocam dor e inflamação, o dente de cima pode ficar com a raiz exposta gerando o amolecimento, tendo um desgaste maior.

 É fundamental que o paciente vá até o dentista especialista em prótese para fazer a implantação, não permitindo a ausência permanente do dente.

Cáries

As doenças multifatoriais podem ser ocasionadas por diversas situações. Elas estão ligadas pela má escovação e a falta do uso do fio dental.

 Essas bactérias dependem de carboidratos e principalmente açúcares para sua fermentação, assim se multiplicarão provocando as cáries.

 Se não for tratada da forma correta, pode evoluir, causando a perda do dente. Quando está na fase inicial, é possível fazer o tratamento através de uma restauração.

 Se chegar no estágio avançado, é necessário ter o tratamento com o dentista especializado em tratamento de canal, para que o dente possa ser reconstituído evitando a sua perda. 

Câncer de boca

Outro problema bucal que afeta principalmente os fumantes, é o câncer de boca,  a grande maioria deles estão relacionados ao hábito de fumar e ao álcool.

 Se a pessoa fuma e bebe, as chances aumentam em uma boa porcentagem de vezes. A higiene oral do fumante deve ser muito bem executada, tendo uma visita contínua ao dentista.

 Além disso, é muito importante que de alguma forma sempre esteja fazendo um autoexame, analisando a região da mucosa, gengiva para ver se tem algum tipo de manchas esbranquiçadas ou até mesmo nódulo.

Prejuízo estético 

O cigarro pode ocasionar o amarelamento dos dentes deixando a presença de manchas em restaurações, em alguns casos essas manchas chegam a ser tão profundas que mesmo com limpeza e polimento não é possível removê-las.

Em alguns casos é necessário fazer a troca das restaurações e limpezas com ultrassom, aparelho ultrassônico que realiza a limpeza intensa, juntamente ao jato de bicarbonato de uso profissional.

Em algumas situações pode ser necessário o tratamento por meio do clareamento dental. Procure um dentista urgência 24 horas para a realização desses tratamentos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias