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Onboarding de vendedor: descubra 7 dicas de como conduzir esse processo de maneira eficaz na sua equipe de vendas

Quando um novo vendedor passa a fazer parte da sua equipe comercial, é imprescindível dedicar esforços com foco em garantir a plena integração desse profissional à cultura da empresa, às metas de vendas, às novas tarefas e à dinâmica de trabalho como um todo.

Por meio do que chamamos de processo de onboarding, consegue-se capacitar os vendedores novatos de forma mais bem estruturada e colocá-los na mesma página que os veteranos. Isso favorece o maior engajamento e a obtenção de resultados a curto prazo.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender melhor o que é onboarding de vendedor e descobrir 7 dicas de como conduzir esse processo da melhor forma possível na sua equipe comercial:

  1. Planeje o que será abordado no processo de onboarding;
  2. Tenha um processo de vendas claramente definido;
  3. Ofereça treinamento sobre as técnicas de vendas praticadas;
  4. Ensine o vendedor a manusear os softwares de venda;
  5. Repasse as metas e objetivos atuais;
  6. Crie um material de apoio para eventuais consultas rápidas;
  7. Monitore o desempenho dos vendedores novatos.

O que é onboarding de vendedor?

Onboarding de vendedor é o processo que busca garantir a integração de novos profissionais de vendas à equipe comercial da empresa.

Trata-se dos momentos iniciais em que o vendedor passa a fazer parte do time de vendas e precisa se inteirar a respeito das metas, das tarefas diárias, da metodologia e do fluxo de trabalho, da estrutura hierárquica e da cultura organizacional em geral.

Um sólido programa de onboarding de vendedor deve ser composto por treinamentos e materiais de apoio para que o novo integrante da equipe possa alcançar bons resultados rapidamente.

7 dicas de como conduzir o processo de onboarding de vendedor

Quando um novo vendedor passa a integrar a equipe de vendas, ele pode até ter boas habilidades e uma considerável experiência nessa área.

No entanto, para que futuramente ele consiga atingir a alta performance, é essencial que ele também conheça as operações e especificidades da empresa e da equipe às quais ele acaba de ingressar.

Confira abaixo 7 dicas para você conduzir de maneira eficaz o processo de onboarding de vendedor na sua empresa.

1 – Planeje o que será abordado no processo de onboarding

Procure planejar com antecedência todas as informações que deverão ser passadas para o vendedor durante o processo de onboarding. Ou seja, o que ele precisa saber para se integrar à empresa e à equipe de vendas?

Isso inclui não apenas as rotinas de vendas e características dos produtos e serviços, mnas também informações de como se encaixar na empresa, onde ficam os departamentos, quem presta auxílio para ele configura seu contato e caixa de e-mail, etc.

2 – Tenha um processo de vendas claramente definido

O onboarding de vendedor tende a ser mais bem sucedido quando se tem um processo de vendas claramente definido. Dessa forma, o processo de integração do novo vendedor fica menos ruidoso e mais ágil.

Um processo comercial costuma ter algumas etapas básicas, confira este modelo e adapte para as características específicas do seu negócio:

https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2017/01/19161756/14-As-7-etapas-do-processo-comercial.jpg 

3 – Ofereça treinamento sobre as técnicas de vendas praticadas

O vendedor recém-contrato pode até ter em seu repertório bons conhecimentos sobre as principais técnicas de vendas. No entanto, é interesse que você ofereça treinamento para que ele tenha domínio sobre as técnicas praticadas pelo seu time de vendas.

4 – Ensine o vendedor a manusear os softwares de vendas

Além de preparar o login e senha do novo vendedor para que ele possa acessar os sistemas da empresa, é importante também ensiná-lo a manusear a plataforma de CRM e outros softwares que façam parte do time de vendas.

5 – Repasse as metas e objetivos atuais

Durante o onboarding de vendedor, repasse para ele quais são metas e objetivos atuais do time de vendas e também as metas individuais que se espera que ele alcance.

6 – Crie um material de apoio para eventuais consultas rápidas

Não espere que seu novo vendedor memorize todos os processos, rotinas, regras, metas, nomes dos colegas e superiores logo no primeiro dia de trabalho.

Para que o processo de onboarding seja realmente eficaz, é interessante que você crie um material de apoio padrão. Assim, os vendedores recém-contratados poderão, de forma autônoma, fazer consultas rápidas para esclarecer eventuais dúvidas durante o trabalho.

7 – Monitore o desempenho dos vendedores novatos

Durante o processo de onboarding de vendedor, monitore o desempenho do colaborador nesse estágio inicial de trabalho.

Com base em indicadores, ofereça feedbacks e ajude o vendedor recém-chegado a melhorar cada vez mais sua performance.

Porém, evite que o vendedor se sinta “vigiado” e pressionado a atingir metas muito cedo. Deixe claro que o objetivo, nestes primeiros momentos com a empresa, é entender suas dificuldades e prestar auxílio para que ele possa crescer rapidamente e desenvolva todo seu potencial.

A maneira mais eficaz de fazer o acompanhamento da performance dos vendedores é com ajuda de um sistema de CRM, que mantém todos os dados das vendas fáceis de acessar por meio de relatórios customizados.

Veja como isso funciona na prática assistindo a este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4q3eslJGU-I&t 

E então, ficou claro como fazer onboarding de vendedor? Utilize essas 7 dicas e promova uma integração mais eficaz de seus novos vendedores.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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