Beleza e Saúde

Mania e Depressão: O que é, sintomas e principais tratamentos

As doenças psíquicas estão, infelizmente, cada vez mais comuns na sociedade. Com a rotina cada vez mais desgastante, excessos de consumo e uma vida no mundo digital intensa, as situações tóxicas comuns a esse estilo de vida tendem a deteriorar o equilíbrio e a saúde mental das pessoas.

Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.

Mania e Depressão: O que são?

Tanto a mania, quanto a depressão são problemas sérios que apresentam transtornos negativos às pessoas devido às variações de humor. Ambas são doenças psíquicas, chamadas de perturbações de humor ou perturbações afetivas. 

Depressão Unipolar ou Transtorno Depressivo Maior   

A depressão unipolar, mais conhecida como ‘transtorno depressivo maior’ é um diagnóstico muito conhecido na sociedade devido aos sintomas. Eles são a ausência de vontade de viver, perdas de memória, falta de desejo sexual, apetite e autocuidado.

Principais Sintomas de Mania e Depressão

Os sintomas de uma pessoa maníaca podem até passar despercebidos em ocasiões pontuais, porém, com a convivência, percebem-se os exageros e comportamentos violentos, perturbadores e extremos.

Uma pessoa com mania é impaciente e facilmente irritável. A agressividade também é um ponto muito perceptível, sendo também uma pessoa intrusiva e com comportamentos sexuais que levam à exaustão ou ao falecimento físico por colocarem a vida em risco. 

 

No entanto, o depressivo tende a ficar quieto, ansioso e não sentir vontade para as atividades diárias. Comer, tomar banho ou sair não são opções quando o depressivo tem sintomas de depressão vegetativa. Por outro lado, há aqueles que desenvolvem os sintomas da depressão agitada.

No caso da depressão agitada, o paciente demonstra uma agitação intensa, fala continuamente e retorce as mãos de maneira excessiva. 

Como diagnosticar mania e depressão?

O diagnóstico só pode ser realizado através de um profissional da saúde, sejam eles: psicólogos ou psiquiatras. 

Como lidar com um Maníaco Depressivo?

Evitar os gatilhos para que o maníaco-depressivo não entre em crise e incentivar um tratamento com um profissional da saúde são as melhores formas para lidar com uma pessoa com essa doença. 

O que desencadeia mania?

Alguns comportamentos físicos podem desencadear a mania, alguns deles são:

Efeitos colaterais de antidepressivos, bromocriptina, corticosteróides, levodopa, metilfenidato, infecções, SIDA, encafalite. Além das alterações e perturbações hormonais e neurológicas.

O que é uma fase de mania?

A fase da mania é uma das fases 

do transtorno bipolar que também é conhecido como transtorno maníaco-depressivo onde pessoas com esse transtorno apresentam euforia em sua forma mais intensa. 

Como se comporta uma pessoa com depressão grave? 

O comportamento de uma pessoa com sintomas mais graves de depressão são: tristeza profunda, medo excessivo, ansiedade e sentimentos de não pertencimento. 

Em estados graves o paciente costuma não ver sentido para a vida e ter pensamentos obsessivos, além da tendência a cometer suicídio. 

Como lidar com uma crise de mania?

Se você é a pessoa a lidar com a crise de mania, entenda que a ajuda médica é o melhor caminho. Porém, se está lidando com alguém que enfrenta esse problema, apoie a pessoa através de atitudes como:

  • Observe se a pessoa está se alimentando;
  • Fique de olho se a pessoa dorme adequadamente;
  • Ajude a gerir as emoções;
  • Pergunte sobre impulsividade e certifique-se de que a pessoa está tomando banho e praticando o autocuidado.

O que a psicologia fala sobre a depressão?

A psicologia trata da depressão e, por variadas formas, incluindo a medicação, consegue-se controlá-la e solucionar essa doença. 

Desse modo, considera-se que depressão tem cura, no entanto, diferentemente de doenças físicas, a recuperação do paciente é mais demorada, durando o tratamento meses ou anos. 

Como é a mente de uma pessoa com transtorno bipolar?

Uma pessoa com bipolaridade tem um comportamento intenso em tudo o que faz, muitas pessoas relevam e dizem ser 8 ou 80, contudo, é importante estar atento aos sinais.

As mudanças de humor ocorrem sem nenhum motivo e, além disso, a euforia também faz parte da mente de um bipolar. Contudo, o que mais é percebido é a alternância rápida e descontextualizada dessas alterações de humor e comportamento.

Por que o bipolar se isola?

O bipolar costuma isolar-se porque é extremamente sensível aos acontecimentos que o cercam. Assim, tende-se a sentir-se mais estressado com facilidade.