Blog

Consultoria ambiental – Tudo o que você precisa saber

Nos dias de hoje é indispensável para muitas organizações a utilização da consultoria ambiental, principalmente se a empresa tiver alguma interação relacionada com o meio ambiente, principalmente se essa relação estiver relacionada aos impactos.

De forma geral, é contratada com a finalidade de fazer avaliação dos danos que estão sendo causados para o Meio Ambiente conforme o projeto implementado pela organização.

Sendo assim, com essa consultoria ambiental, temos a possibilidade de amenizar os impactos ambientais que as organizações causam através do trabalho do consultor.

Ao contratar consultoria especializada, é possível achar excelentes alternativas para ações da empresa que interferem no meio ambiente.

A consultoria ambiental também é importante para que a organização siga todas as leis que protegem o meio ambiente e que são constantemente modificadas e atualizadas com a finalidade de proteger o máximo possível a natureza.

Dessa forma, para que você possa entender um pouco mais sobre a consultoria ambiental, vamos explicar o que ela é, sua importância, e o que faz um consultor ambiental.

Consultoria ambiental, entenda um pouco mais

Ela tem como objetivo, analisar todos os danos possíveis do meio ambiente, e os que venha a sofrer por conta de ações de empresas e seus projetos.

Os impactos podem ser inúmeros, desde descartes mal feitos de resíduos, a má utilização dos recursos ambientais, ou um mal planejamento de instalações de empresas e indústrias.

Sendo assim, o principal objetivo de contratar uma consultoria ambiental, é trabalhar de acordo com todas as políticas e normas ambientais vigentes.

Dessa forma, a empresa poderá evitar multas, além de manter uma boa imagem de organização que está contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ao fazer a contratação da consultoria ambiental, será possível manter a qualidade dos serviços executados pela empresa, assim como a preservação da natureza.

Algumas das funções realizadas pela consultoria ambiental são:

  • Elaborar estudos ambientais relacionados ao meio abiótico, biótico e antrópico;
  • Fazer a restauração de mananciais, assim como de rios;
  • Fazer ações de reflorestamento;

Essas funções são essenciais para manter o meio ambiente protegido e preservado, com o objetivo de evitar acidentes ecológicos.

A consultoria ambiental pode fazer atuação em vários tipos de projetos, um deles seria a compra de um terreno, estudando se é viável ambientalmente fazer uma construção no mesmo.

Consultoria ambiental e sua importância

O trabalho da consultoria ambiental não se restringe a fiscalização ou cumprimento das leias do meio ambiente, como a maioria das pessoas pensam.

Ela evita que a empresa possa receber algum tipo de sanção ou multas de valores muito altos por conta da falta de cumprimento das leis e normas.

Dependendo do caso, é possível que seja aplica uma multa que possa custar milhões parar a empresa, promovendo grandes danos para a organização.

A consultoria ambiental também é importante para que a organização não precise montar um departamento ambiental, economizando assim, dinheiro e tempo.

Profissionais que atuam na consultoria ambiental

Esses tipos de serviços são bastante especializados, sendo assim, o profissional que atuar nessa área deve ser vinculado a alguma classe, possuindo assim alguma graduação no setor ambiental.

Dessa forma, os profissionais que atuam em uma consultoria ambiental devem ter formação em graduações como:

  • Biologia;
  • Agronomia;
  • Engenharia Agronômica;
  • Engenharia Ambiental;
  • E Engenharia Florestal;

Questões que um consultor analisa

Algumas questões e áreas abordadas por uma equipe de consultoria ambiental são:

  • Terra e água contaminadas;
  • Políticas voltadas a gestão de resíduos;
  • Sistemas relacionados a gestão ambiental;
  • Avaliação de ar, assim como e impactos na esfera ambiental da flora e fauna;
  • Gestão relacionadas a questões de legislação para clientes e auditoria do meio ambiente;
  • Comunicação com reguladores, inspetores e também com clientes;
  • Identificação de atividades anteriores, assim como qualquer contaminação na avaliação de propriedades;
  • E o desenvolvimento dos modelos conceituais;

Para que você deve contratar um consultor ambiental?

Você deve contratar um consultor ambiental para que o mesmo possa desenvolver todos os processos relacionados a um diagnóstico ambiental.

Dessa maneira, você deve contratar uma consultoria ambiental para:

  • Desempenhar as etapas de estudos prévios;
  • De licenciamento;
  • De operação;
  • Do plano de controle;
  • Do monitoramento do meio ambiente;
  • Da obtenção de todas as licenças relacionadas a operações;

Além dessas etapas é importante realizar alguns estudos que citaremos abaixo, como:

EIA (Estudos de Impacto Ambiental)

Esse estudo de impacto ambiental tem como meta fazer a determinação das probabilidades relacionadas aos impactos ambientais.

A consultoria ambiental também faz a avaliação da origem de ações que causarão algum dano de natureza ambiental.

Dessa maneira, através do Estudo de Impacto Ambiental, a empresa consultora deve fazer o levantamento de possíveis medidas que possam diminuir os impactos, melhorando assim a sustentabilidade dos recursos.

PCA (Plano de Controle Ambiental)

Esse plano faz a definição dos projetos que devem ser utilizados para o controle de prováveis impactos no meio ambiente causados pelas organizações, relacionadas a instalações e operações.

Ele também tem como função fazer a conformidade, sendo essas entregues para que se obtenha a Licença de Instalação.

Dessa maneira, o PCA, precisa seguir algumas etapas, como:

  • Etapa de Plano de Ação
  • Etapa de Implementação;
  • Etapa de Prazos; 
  • Etapa de Treinamento para a Equipe;
  • Etapa de Avaliação Sistemática objetivas, periódica e documentada;

É importante ressaltar que todas essas etapas devem ser realizadas com a orientação da Consultoria Ambiental.

Vantagens da consultoria ambiental

Quando você contrata uma empresa de Consultoria Ambiental, a organização ou empresa, é vista positivamente pela sociedade.

É possível observar também que esse tipo de serviço consegue agregar muito valor a marca da sua empresa.

Outro ponto bem importante a ser ressaltado é que as normas e leis estão em constante mudança, sendo assim, é importante que profissionais especializados possam orientar a empresa em relação a essas questões.

Dessa maneira, podemos perceber que uma consultoria ambiental é de extrema importância para orientar a organização, desenvolver uma boa imagem da mesma perante a sociedade, e garantir que ela não tenha que pagar multas altíssimas por conta de questões legislativas.

Podemos entender nesse artigo, um pouco mais sobre a consultoria ambiental, o que ela é, como ela é feita, e sua importância para as organizações, desenvolvendo um papel de construção de um serviço preocupado com o meio ambiente.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias