Pretende começar a investir, mas tem pouco dinheiro? Não sabe se existe algum investimento ideal para você? Então, confira neste artigo como é possível investir pouco e obter bons rendimentos.
Engana-se quem quer começar a investir e acha que isso é coisa só para quem tem muita grana, quando, na verdade, muitos investidores possuem muito dinheiro, justamente, por terem investido.
Assim sendo, se sua grana está “curta” isso não é motivo para não investir, muito pelo contrário, aplicando bem o seu dinheiro terá chances de multiplicar seu patrimônio e mudar essa realidade.
O fato é que o mundo mudou muito, e o mercado financeiro também, nesse sentido, hoje nem é preciso ter muito capital para começar a investir, basta escolher o investimento certo para você.
Segundo recente pesquisa, 40% dos brasileiros investem, e destes, 48% são de classe média, ou seja, as aplicações financeiras estão cada vez mais acessíveis, independentemente de renda.
5 opções de aplicações para investir com pouco dinheiro
Pronto, agora que já sabe que é possível investir mesmo com pouco dinheiro, chegou a hora de conhecer algumas opções que podem ser exatamente o que precisa.
- Tesouro Direto:você pode comprar títulos públicos federais a partir de R$ 30, e não só conta com a garantia dos recursos por parte do Tesouro Nacional, como pode escolher entre três opções: Tesouro Selic (indicado para metas à curto prazo); Tesouro Prefixado (indicado para metas de médio ou longo prazo) e Tesouro IPCA+ (indicado para metas de longo prazo).
- CDB: oCertificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de dívida privada emitido por instituições financeiras, os mais comuns são: prefixado, pós-fixado e atrelado à inflação.
- Fundos de Ações: é como investir na bolsa de valores, só que com pouco dinheiro. Funciona como um “condomínio” de investidores, os cotistas reúnem recursos para aplicar em conjunto, e cada cotista terá o retorno proporcional às suas cotas.
- Fundos Imobiliários (FIIs): tal como Fundos de Ações, os FIIs também reúnem investidores dispostos a somar recursos, só que neste caso, para aplicar no mercado imobiliário. Embora o preço das cotas possa variar de acordo com as oscilações do mercado, de modo geral, é possível encontrar Fundos Imobiliários até mesmo abaixo dos R$10. Porém, certamente, quanto mais você aplicar, mais irá receber.
- Criptomoedas: apesar de serem consideradas um investimento de risco, as criptomoedas estão em alta e é um tipo de investimento muito acessível. Funciona como um dinheiro, só que é totalmente digital e não é emitida por nenhum governo. Apesar do bitcoin ser a mais famosa, já existem muitas outras criptomoedas no mercado, como ethereum, tether, usd coin, bfc coin, binance coin, solana, dogecoin, polkadot, shiba inu, entre outras.
E é isso, agora você já sabe que investir não é nenhum bicho de sete cabeças e que é possível começar a investir com pouco dinheiro e que não faltam opções, agora é estudar cada uma das possibilidades com calma e iniciar, o quanto antes, nesse interessante mundo dos investimentos.