Blog

Vinho vegano: O que difere ele dos vinhos normais? Saiba aqui

Na maioria dos consumidores esta é uma dúvida frequente, como pode o vinho não ser vegano! Para isso, existe todo um processo que diferencia o vinho vegano dos outros. Sendo assim, não pode haver nenhum componente animal em sua fabricação, assim seus componentes e processos ao serem fabricados, começam pela viticultura.

Entenda nesse artigo o que faz o vinho ser vegano e como é feita sua produção. Além disso, entenda como saber se seu vinho é vegano!

Como o produtor garante um vinho vegano?

Para produzir um vinho desse tipo alguns  processos de separação devem ser utilizados. No mosto, uma palavra de origem latim, que significa novo ou jovem, pode parecer um pouco estranha e que muitos desconhecem, entretanto muito importante para todo o processo. 

Essa é a prática onde as uvas são separadas e selecionadas, na verdade sem ele não haveria essa bebida considerada o néctar dos Deuses. As práticas veganas na viticultura, são muito importantes, para que de fato o produtor possa garantir um bom vinho vegano. 

Apesar de não ser obrigatório, vir no rótulo, os produtores costumam indicar de alguma forma em seu rótulo e garantir que seu vinho seja vegano.

Como ocorre a fabricação desse vinho?

No mosto essa etapa é muito importante, onde ocorre a separação de misturas, principalmente para vinhos brancos ou rosés. Alguns produtores usam um processo chamado de sedimentação, ou seja, isso leva os componentes sólidos para o fundo do recipiente.

Porém, alguns produtos de origem animal seriam usados para limpar o líquido, como, por exemplo, o colágeno animal. Sendo assim, não seria um vinho vegano. Os componentes são a base de vegetais, principalmente, como batatas e ervilhas, que são os mandatórios para a produção do vinho para veganos.

Como saber pelo rótulo se o vinho é vegano? Saiba algumas dicas 

A maior parte das vinícolas, não indica em seus rótulos se o vinho é vegano, então precisamos ficar atentos na descrição de fabricação, ou seja, vinho desse tipo é classificado apenas com componentes de origem vegetal, e / ou mineral simplesmente. Ele não é clarificado ou filtrado, então assim não tem contato com substâncias de origem animal.

Onde posso comprar um vinho como esse?

Felizmente as vinícolas no Brasil estão aumentando a produção de vinho para veganos, mas também existem alguns sites que podem nos apresentar boas listas de um bom vinho vegano. 

Um bom exemplo que já temos no mercado brasileiro é a Vinícola Miolo onde registrou todos seus produtos como sendo vegano, eliminando qualquer produto de origem animal. Então gostaram deste artigo sobre o vinho vegano? Saiba mais em nosso site.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias