A necessidade da emissão do certificado digital de pessoa física ou jurídica é algo que, em algum momento da sua vida, você vai acabar se deparando e isso porque no nosso dia a dia tudo está ficando digital.
Mas você sabe o que realmente é o certificado digital? Entende a sua importância tanto para seu uso pessoal quanto para sua empresa? Essas e outras questões vamos mostrar nessa leitura. Nos acompanhe!
O que é o certificado digital?
O certificado digital de pessoa física é a identidade de uma pessoa na internet. Se tudo está se tornando digital, como é possível um documento se o mesmo não é um papel impresso? Fazer com que essa assinatura virtual tenha validade jurídica e provar que foi realmente o indivíduo quem assinou é papel desse certificado digital.
Ao comprar um certificado digital, a pessoa junto à certificadora passa por um processo de biometria facial e de validação de identidade, uma senha deverá ser criada, a mesma deve ter pelo menos oito caracteres e combinar letras, números e símbolos. Isso garante maior segurança.
Para que serve certificado digital?
Esse documento digital serve para assinar contratos, documentos e se autenticar em sites ou sistemas. Imagine que seu CPF está com regularização pendente na Receita Federal, você pode emitir o certificado e resolver tudo online, do contrário, terá que ir pessoalmente resolver a questão, o que demanda mais tempo.
Tanto o certificado digital de pessoa física como o de pessoa jurídica, agilizam os processos. Para empresas, isso é mais eficiente ainda, pois permite consultar pendências fiscais, entre outras questões burocráticas, sem precisar se deslocar presencialmente.
Como funciona o certificado digital?
Ao emitir o certificado, ele contém as seguintes informações: chave pública do titular (comprova autenticidade), nome completo, e-mail, período de validade (fora do prazo o mesmo pode ser contestado), nome da autoridade certificadora (AC) que realizou a emissão, número de série único e exclusivo, assinatura digital da AC.
Ao acessar um site, por exemplo, o portal eCAC, na tela de login, o usuário tem a opção de acessar como o certificado digital que esteja armazenado no computador ou escolher o documento armazenado em nuvem.
Se escolher a primeira opção, o site procurará o certificado instalado no computador. Já na segunda opção, uma tela se abrirá para o usuário escolher em qual plataforma de cloud o documento está armazenado.
Para assinar algum documento em PDF, por exemplo, o usuário deve localizar a opção “Certificados – Assinar Digitalmente”, onde é possível escolher o certificado e realizar a assinatura. A senha será solicitada para finalizar o procedimento.
Quem precisa de certificado digital?
Qualquer pessoa ou empresa que deseja realizar determinadas atividades na internet de forma segura e autenticada deve usar esse recurso. Esse documento permite acessar mais opções de serviços.
A pessoa elimina a necessidade de ir pessoalmente até um banco, ou Receita Federal, para corrigir algum dado ou informação. O certificado digital, por ser seguro, permite que tudo seja feito online.
Tipos de certificado digital
Os tipos mais usados entre os modelos são os certificados digitais A1 e o A3. O primeiro é armazenado diretamente no computador e tem sempre a validade de um ano, e o segundo é armazenado em token, com validade de dois ou três anos.
Para cada tipo de certificado digital, existem modelos que podem ser vinculados. Como, por exemplo, podemos ter o certificado digital pj, que é armazenado em token, e o modelo seria o e-CNPJ A3.
Modelos de certificado digital
Os modelos de certificado digital mais usados são: eCPF, eCNPJ, NF-e, e-Saúde, e-Jurídico, e-Contador. Cada um pode ser do tipo A1 ou A3, isso varia conforme a necessidade da pessoa ou empresa.
Atualmente, essa ferramenta digital faz parte do cotidiano de muita gente. A tendência é que cada vez mais esse documento seja exigido, pois é uma forma segura de autenticar documentos e acessar serviços.
Onde emitir certificado digital?
O documento deve ser emitido por uma Autoridade certificadora, é ela que confere autenticidade e garantia no certificado. Anteriormente, mencionamos que no certificado deve constar o nome e assinatura da AC.
Isso é necessário para mostrar que determinado certificado foi emitido por uma empresa confiável, conhecida no mercado, credenciada e autorizada para fazer todo esse processo de forma segura.
Se você precisa emitir o seu certificado digital de pessoa física ou jurídica, a Valid Certificadora pode te ajudar. A empresa tem reconhecimento no mercado, e traz várias opções de modelos para atender sua demanda.