Auto e Moto

Manutenção preventiva dos pneus: saiba a importância do procedimento para o veículo 

Além de manter a calibragem do pneu de carro e do pneu de moto em dia, é necessário fazer a manutenção preventiva para você realizar os seus passeios com tranquilidade e sem nenhum perrengue. 

Até porque é natural que os pneus desgastem e isso faz com que a calibragem diminua, os pneus desalinham e, por conseguinte, apareçam defeitos em seu automóvel ou motocicleta. Mas, o que fazer para que isso não aconteça?  

A realização de uma manutenção preventiva ajuda a evitar acidentes de trânsito e cuidar dos seus veículos. A seguir, vamos dar algumas dicas para fazer esta manutenção preventiva! 

Fazendo a manutenção preventiva nos pneus 

O primeiro passo é saber como fazer a manutenção preventiva nos pneus. É necessário primeiramente ir numa oficina mecânica para fazer a reparação, principalmente se os pneus estão carecas, o que significa aqueles que possuem uma estrutura sem aderência alguma para andar com segurança nas estradas. Além disso, é preciso observar se os pneus estão alinhados e como está o funcionamento da parte mecânica. 

Mas, o texto vai focar apenas na manutenção preventiva do pneu de moto e carro. O fato de ficar muito tempo no solo e receber os mais diferentes impactos, torna natural que os pneus desgastem, bem como as peças mecânicas, como suspensão, tração, freios entre outras peças.  

Existe algum momento certo para realizar a troca? Veja no próximo tópico! 

Conhecendo os riscos dos pneus carecas 

Os pneus desgastados são os pneus que não apresentam marcas de aderência que ajudam a promover o atrito entre o carro e as pistas. E para fazer a reparação é necessário trocar o pneu sem sulcos por um novo, pois apenas reformar o antigo pode não resolver o problema, e também não é recomendado pelo Código Brasileiro de Trânsito.  

Importância da manutenção preventiva 

A importância da manutenção preventiva no pneu de carro e pneu de moto é para evitar acidentes de trânsito, como já dito anteriormente. Além disso, traz segurança para motoristas e passageiros. Sem contar que o carro ou moto em bom estado de conservação irá facilitar a possibilidade de venda do bem com um bom retorno financeiro. 

Outro ponto importante sobre a manutenção preventiva é a economia do combustível e conservação da parte mecânica que são viabilizadas pelo uso de pneus com boa aderência.

10 mandamentos da manutenção preventiva 

Existem os mandamentos para a manutenção preventiva, que vão te ajudar a manter sempre os seus pneus em bom estado. São eles: 

1)    Revisite a Pressão do pneu (calibragem) regularmente;

2)    Substitua o pneu, tanto carro quanto moto, assim que ficar careca;

3)    Faça o balanceamento dos pneus;

4)    Se apresentar um barulho esquisito no carro, leve ao mecânico imediatamente;

5)    Cuidado na sua atuação na moto e no carro para não atrapalhar os veículos;

6)    Obedeça às regras de trânsito;

7)    Nunca estacione sobre óleo;

8)    Faça a manutenção do pneu com motor desligado, o famoso “pneu frio”;

9)    Observe o manual do carro e moto;

10)  Mantenha a suspensão dos veículos calibrada. 

Seguindo esses mandamentos você aumentará a vida útil do seu pneu e, como consequência, das demais peças do seu veículo. Agora, vamos saber do cuidado com os pneus.

Cuidando dos pneus no dia a dia 

Quer evitar que os pneus desgastem durante a vida cotidiana? Existem algumas medidas diárias que devem ser feitas, como levar ao mecânico, abastecer o veículo, fazer a calibragem e também cuidar do estepe, que deve sempre estar em ótimo estado de conservação. 

Já está cuidando e fazendo a manutenção do pneu de moto ou carro no seu cotidiano? Deixe aqui o seu comentário ou não se esqueça de compartilhar este texto para mais pessoas!

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias