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E-mail marketing para e-commerce: guia prático para aumentar suas conversões

O mercado virtual está cada dia mais competitivo, com isso, se aproximar e estreitar laços com seus clientes é essencial para vender mais. Uma das formas de se fazer isso é através do e-mail marketing para e-commerce, veja aqui como fazer campanhas que convertem mais. 

Qual a importância de se investir em campanhas de e-mail marketing para e-commerce?

Apesar das redes sociais terem tomado conta do dia-a-dia das pessoas, o e-mail ainda é uma ferramenta extremamente relevante. Segundo um levantamento da Constant Contact, cerca de 2 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo.

Um outro levantamento feito pela DMA Insights revelou que 99% dos consumidores checam sua caixa de e-mails diariamente, além disso, cerca de 72% deles escolhem esse canal como seu favorito para receber comunicações de empresas.

Todos esses dados mostram o quanto o e-mail marketing para e-commerce é de fato relevante e, se você ainda não faz nenhuma campanha desse tipo na sua empresa, está ficando para trás.

6 dicas e estratégias de e-mail marketing para e-commerce para aumentar suas conversões

Além de ser uma estratégia bem barata para gerar tráfego para seu site, as campanhas de e-mail marketing para loja virtual tem um caráter bem mais pessoal, ou seja, não se trata de uma mídia de massa, mas de uma comunicação direcionada e estratégica.

Veja a seguir algumas das estratégias para chamar a atenção dos seus leads e contatos e começar a aumentar as visitas e conversões no seu e-commerce.

E-mail de boas vindas

Já ouviu aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, o melhor momento para um primeiro contato é justamente no momento em que um consumidor em potencial te informa os dados.

Utilize um software de automação para enviar um e-mail assim que o lead fizer um cadastro, procure fazer uma saudação e agradeça pela preferência sem esquecer de deixar um gancho no final para que ele siga a interação. 

Algumas abordagens interessantes para esse primeiro contato:

  • apresentação resumida, mas bem explicada do que é a sua empresa;
  • cases de sucesso com depoimentos de clientes satisfeitos;
  • cupons promocionais de primeira compra;
  • outros conteúdos relevantes para o lead.

Segmentação de contatos

Um dos passos mais importantes para qualquer campanha de e-mail marketing para e-commerce é sem dúvida a segmentação. À medida que você conhece melhor seu público deve ir criando as personas do seu negócio.

Cada uma delas deve ser abordada de uma maneira e precisam receber um conteúdo que seja relevante e de qualidade. Para saber se o conteúdo está adequado a persona é importante ficar atento a:

  • nível de engajamento;
  • taxa percentual de abertura de e-mails;
  • taxa de cliques.

Veja mais sobre a importância de uma boa segmentação, além de outras dicas de e-mail marketing para e-commerce assistindo o vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=NmQfvSc-MG4

Promoções exclusivas e personalizadas

Se você faz compras na internet com certeza possui alguns cadastros em algumas lojas, não é mesmo? Nos e-mails das suas lojas favoritas provavelmente você receberá ofertas e descontos especiais e, de fato, essa é uma das grandes razões dos consumidores manterem esse cadastro ativo.

Por isso, a dica aqui é para que você crie campanhas personalizadas e exclusivas com descontos especiais, ofertas de frete grátis ou ofertas exclusivas para manter o seu público engajado e aumentar a recorrência de compra da sua loja.

E-mails para recuperar carrinhos abandonados

De acordo com um meta-estudo da Barriliance que reúne dados desde 2006 até 2020, a taxa média global de abandono de carrinho é de 77,73%. Ou seja, em média, cerca de 3 a cada 4 carrinhos são largados antes de finalizar a compra.

Esses leads são consumidores com alto potencial, veja bem, ele já chegou até o final do processo e ainda não comprou por alguma razão, logo é fundamental focar nele para tentar “virar essa venda”.

Vale a pena apostar em um cupom de frete grátis ou um desconto para compra, válido para um prazo mais curto. Desta forma você desperta um senso de oportunidade e ativa um gatilho de urgência no consumidor.

Revisão detalhada de conteúdo

Outro ponto que precisa sempre ser lembrado é o de revisar todas as campanhas antes de enviá-las, se possível, envie e-mails de teste para outros funcionários para ter certeza de que nada saiu errado.

Confira sempre se o português está correto, se todos os links estão funcionando, se as imagens abrem em todos os dispositivos, se outros navegadores apresentam algum problema, enfim, confira tudo antes de disparar os e-mails.

Utilize ferramentas de automação

Por fim, uma dica muito importante é a de usar ferramentas e/ou softwares que permitam que você automatize os e-mails, acompanhe as estatísticas relevantes e que tenha bons modelos editáveis de e-mail para que você teste opções de layout com seu público.

Veja no vídeo a seguir, algumas das ferramentas para criação e disparo de campanhas de e-mail marketing mais relevantes do mercado:

https://www.youtube.com/watch?v=2ePBhES-w1Q

E aí, pronto para começar a bombar seu negócio com campanhas de e-mail marketing para e-commerce? Sabemos que prosperar em um negócio online não é tão fácil quanto parece e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando. Entretanto, seguindo algumas dicas de profissionais é possível otimizar tudo isso. Então mãos na massa e boas vendas!

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

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