Por não sentirem tanta coisa no começo, as pessoas que têm um dente fissurado acabam muitas vezes deixando passar despercebido, o que pode ser extremamente nocivo para toda a cavidade bucal, principalmente a longo prazo.
Dessa forma, caso você tenha um dente trincado, se atente a pequenos detalhes, mas que são cruciais.
Quando em um estágio inicial, ou seja, quando estão recém trincados, os dentes fissurados não apresentam nenhum sintoma, então a identificação e o tratamento acabam por ficarem complicados de serem realizados.
O que se deve fazer é um check-up geral, portanto, se você puder, utilize um plano dental para mei.
Dessa maneira, a primeira coisa que você deve fazer quando sente que algo está errado com seu dente, independente se ele estiver fissurado ou com qualquer outro problema, é recorrer o mais rápido possível a uma consulta à um profissional odontológico.
Esse processo se torna rápido e barato se você possuir qualquer convênio com sua empresa, como um plano odonto empresa.
Como identificar um dente fissurado e como são causados
Assim como dito anteriormente, não tem um sintoma principal quando se está com o dente trincado, então identificar esse problema às vezes é uma tarefa mais difícil do que aparenta, principalmente quando ela está no começo.
Por isso, é importante que você entenda como identificar se há uma fissura em seu dente, para poder realizar o tratamento o quanto antes.
Vale lembrar que, qualquer tratamento que você queira realizar, muitas vezes está presente em diversos benefícios de um negócio.
Desta forma, procure se onde você trabalha há um convenio odontologico para mei, por exemplo, para poder realizar esses tratamentos, já que normalmente eles disponibilizam:
- Acompanhamento frequente;
- Tratamento de doenças bucais;
- Maior conforto financeiro;
- Serviços diversos.
Falando mais sobre os dentes fissurados, embora eles não possam ser identificados, muitas vezes por não apresentarem sintomas, visualmente é possível diferir ele de outros dentes, já que poderão apresentar um certo tipo de rachadura ou podem estar lascados.
Entretanto, há casos mais graves de dentes fissurados, ainda mais quando atingem a camada mais interna dos dentes, como a dentina ou a polpa dentária, aí sim os sintomas serão sentidos, já que irão afetar uma área que é responsável por “cuidar” a sensibilidade dos dentes.
Outra forma de identificar que está com dente quebrado, é quando você for realizar uma mastigação, e sentir que seu dente está doendo de uma forma incomum.
Além disso, quando você passa sua língua nos dentes, é perceptível qualquer anormalidade que esteja presente.
Dessa forma, se você apresentar qualquer mínimo desconforto em seus dentes, não deixe de utilizar seu plano odontologico pme, caso possua um.
As causas para você ter um dente fissurado podem ser diversas, já que se apresenta fissuras decorrentes do uso de algum medicamento, por exemplo, ou caso você tenha sofrido algum tipo de trauma ou violência.
Porém, o mais comum de se apresentar é decorrente do bruxismo, que é quando você exerce pressão demais, encostando os dentes superiores aos inferiores.
O bruxismo é um movimento involuntário, e ocorre principalmente quando a pessoa está dormindo, só sendo tratado com o uso de um aparelho, que pode ser um dos benefícios presentes em odonto empresarial, por exemplo.
Tratamentos de dente fissurado
Agora que ficou mais claro do que se trata os dentes trincados, bem como as maneiras mais comuns de serem causados, é fundamental que você saiba quais são as melhores formas de realizar o tratamento adequado, para que seu dente volte ao seu estado natural, e não haja mais complicações futuramente.
Antes de tudo, quando você apresenta qualquer problema ou doença na região bucal, a primeira coisa que deve ser feita é o contato imediato com um dentista.
O profissional da odontologia será o responsável por passar as melhores instruções de higiene diária, além de tratar qualquer problema possível.
O tratamento do dente em si varia de caso para caso, dependendo da profundidade da fissura.
Em alguns casos mais graves, é necessário realizar procedimentos mais incisivos, que irão mexer com toda sua estrutura dentária, como é o caso de um implante dentário, por exemplo.
Por mais que sejam casos mais raros, a remoção total do dente, se for comprometer a raíz, pode se fazer necessária, já que iria comprometer toda a dentição, não se limitando apenas àquele dente que foi trincado.
De qualquer maneira, a principal coisa é realizar consultas recorrentes com o dentista, com até seis meses de intervalo.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.