Blog

Como Cuidar de Suculentas Dentro de Casa

Se você quer descobrir as melhores dicas para cuidar de uma planta suculenta em casa, leia com atenção para ficar por dentro.

Echeveria Pulvinata 'Ruby - Foto gratuita no Pixabay

Plantas

As plantas são seres vivos que fazem parte do conjunto que forma o planeta terra. Elas marcam presença por aqui há um bom tempo, com grande impacto na vida do ser humano.

Elas são responsáveis por algumas funções, tanto com relação ao planeta quanto ao homem. Um ótimo exemplo disso é o fato de esses seres vivos serem peças essenciais para que o ser humano consiga respirar normalmente.

Outra função que elas promovem, é a de enfeitar e deixar ambientes e ocasiões mais agradáveis e belos, moldadas pela vontade da pessoa.

Plantas dentro de casa

Conforme mencionado, as plantas têm várias funções, dentre elas, a de preencher algum ambiente com sua beleza, escolhida pela pessoa que a utilizar.

Diante disso, percebe-se que as plantas podem ser ótimas aliadas para preencher a paisagem de um jardim, ou para enfeitar sua casa, plantadas em recipientes.

Afinal, não existe nada mais bonito que um jardim bem verdinho, ou uma casa decorada com diversas plantas, que trazem vida e cor ao ambiente.

Em meio a todas as opções de plantas para ter dentro de sua casa, existe um tipo que chama bastante atenção por algumas qualidades: as suculentas.

Para entender um pouco mais sobre as suculentas, e aprender como cuidar delas, continue lendo, pois te explicaremos tudo o que você precisa saber.

Características das plantas suculentas

Assim como qualquer outra espécie de plantas, as suculentas têm suas peculiaridades, e características, que fazem delas plantas únicas e as diferenciam das demais.

E para você aprender sobre os cuidados que esse grupo requer, é importante conhecer suas características mais a fundo. Então, continue lendo para ficar por dentro disso.

Elas são caracterizadas por serem grossas e apresentarem um aspecto fofo e macio. Isso ocorre, pois armazenam água em suas folhas, que estufam e parecem que estão inchadas, proporcionando esse aspecto.

Ainda, elas são conhecidas por serem bastante resistentes, e, se adaptam tranquilamente a diversos ambientes. Por conta disso, são bem requisitadas pelos amantes de plantas. Isso é claro sem contar sua beleza, que deixa qualquer ambiente mais agradável.

Principais espécies de suculentas

No grupo das suculentas, existem diversas espécies que, apesar de seguirem um padrão, apresentam suas peculiaridades e características individuais que as diferenciam umas das outras.

Para você poder conhecer um pouco mais sobre as suculentas, separamos algumas das principais espécies desse grupo para comentarmos sobre, então, fique atento.

Echeveria Flor Azul - Foto gratuita no Pixabay

Estrelinha Gorda – Sedum multiceps

Também conhecida como suculenta pompom, a estrelinha gorda, recebe esses dois apelidos por conta de sua aparência, que se assemelha a de um “pompom gordinho”. A Sedum multiceps, nome científico dessa espécie, é uma planta muito requisitada pelos amantes das suculentas, principalmente dos que gostam dos vasos.

A estrelinha é originária da África, e tem como principal característica o fato de se adaptar facilmente a qualquer ambiente. Portanto, você pode colocá-la tanto no quintal, quanto dentro de casa, que, caso tenha boa luminosidade, essa planta se encaixa tranquilamente. Ao receber muito sol, essa espécie tende a manter seus “pompons” mais fechados, e quando não recebe, eles se expandem.

Orelha de ShrekCrassula ovata Gollum

A Crassula ovata Gollum, nome científico da planta conhecida como orelha de shrek, é uma suculenta que apresenta folhas maciças, grossas e em formato de tubo, e possuem a cor verde. Exatamente por essas características peculiares, essa planta recebe o apelido de orelha de shrek, por se assemelhar a essa parte do corpo do personagem.

A orelha de shrek apresenta seus tubos em um tamanho que gira em torno de 70 centímetros, sendo considerada relativamente grande. Além disso, as plantas dessa espécie tem grande apreço pela luz solar, tendo maior saúde se tiverem grande contato com os raios do sol.

Planta Jade – Crassula ovata

A Crassula ovata, nome científico da planta jade, é uma suculenta de origem africana, que chama atenção por sua versatilidade e resistência. Essa se espécie se adapta a qualquer situação ou ambiente, podendo ser mantida tanto na área externa, com contato direto com o sol, quanto dentro de casa, em locais sombreados.

Além disso, a planta jade demanda pouquíssimos cuidados e manutenção, sendo bem fácil de ser mantida. Isso sem mencionar suas folhas verdes, pequenas e aglomeradas, mas que formam algo parecido com o formato de um arbusto e proporcionam um visual muito bonito, e deixam qualquer ambiente mais belo.

Como cuidar de uma suculenta em casa

Como dissemos anteriormente, as plantas suculentas possuem suas características próprias, que as diferem das demais plantas. Esse cenário abrange, também, a questão dos cuidados que esse grupo requer.

Portanto, para você poder ter sua suculenta em casa de forma saudável, te mostraremos todos os cuidados que você precisa ter com essa espécie de plantas, portanto, fique atento.

As suculentas são conhecidas justamente por serem bastante resistentes, e, por isso, precisam de poucos cuidados.

Basicamente, para manter esse tipo de planta dentro de sua casa, de maneira saudável, você deve se atentar a dois pontos básicos: a rega e a iluminação.

Rega

Pelo fato de armazenar água em suas folhas, uma suculenta não necessita de ser regada com frequência para se manter saudável.

Portanto, o indicado é que a rega seja feita somente quando o solo em que a planta está plantada estiver seco. Segundo o site Meu Verde Jardim, isso ocorrerá em aproximadamente 5 a 10 dias no verão e cerca de 1 mês no inverno.

Ainda, evite despejar a água nas folhas, fazendo com que o líquido caia apenas sobre o solo.

Suculento Echeveria Horticultura - Foto gratuita no Pixabay

Iluminação 

A maioria das suculentas necessitam de contato direto com a luz solar por várias horas do dia para sobreviver de maneira saudável.

Entretanto, algumas em especial tem a capacidade de se adaptar a locais com sombra tranquilamente. 

Portanto, procure saber mais a fundo a respeito da espécie que você possui ou deseja, para cuidar da melhor maneira possível.

E aí, curtiu? Compartilhe conosco o que você achou a respeito das técnicas de como cuidar de uma suculenta dentro de sua própria casa.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias