Adesivo para cosméticos
Negócios e Política

Adesivo para cosméticos: como diferenciar o seu produto?

Uma imagem vale mais do que mil palavras. E quando o tema é beleza, essa frase tem ainda mais impacto. Por isso, o adesivo para cosméticos, cada vez mais, tem ganhado espaço nas mais diversas estratégias de marketing.

Assim, em um mercado em constante expansão, é fundamental que as marcas chamem atenção do seu público, além de se diferenciarem em relação aos concorrentes.

O consumo de adesivo para cosméticos Brasil

Antes de explicarmos mais sobre adesivo para cosméticos, é importante entender um pouco mais sobre o mercado de cosméticos brasileiro.

O ano de 2020, o primeiro ano da pandemia, pode ser considerado um marco para o consumo de algumas categorias de cosméticos no Brasil.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) explica que, apesar de 2020 ter sido um ano cheio de incertezas relacionados com a pandemia, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) fechou o ano com crescimento de 5,8%.

As categorias que tiveram um aumento expressivo de vendas foram:

  • Esfoliantes corporais: 153,2%.
  • Máscaras de tratamento faciais: 91%.
  • Cuidados com a pele: 21,9%.
  • Condicionadores: 18,6%
  • Perfumaria: 8,4%.
  • Shampoos: 7,9%.

Além disso, outra mudança do setor de cosméticos é que houve um crescimento acentuado na demanda de cosméticos para as classes D e E, mostrando uma possibilidade para marcas mais econômicas e mais acessíveis.

Ou seja, para as empresas que produzem os mais diversos tipos de produtos, o momento é bem propício para fazerem investimentos, tais como na sua embalagem e no seu adesivo para cosméticos.

Quais normas o adesivo para cosméticos precisa cumprir?

Para uma pequena ou média empresa que produz cosméticos que quer crescer e se tornar ainda mais conhecida para o público no geral, investir em adesivo para cosméticos que chame atenção dos clientes é fundamental.

E o que esse adesivo para cosméticos precisa ter?

Adesivo para cosméticos: o que é importante saber?

Em primeiro lugar, antes de pensar em questões de marketing, é imprescindível cumprir as normas vigentes.

No caso dos cosméticos, de acordo com a Anvisa, as embalagens têm como objetivo estabelecer as informações indispensáveis relacionadas à utilização e à indicação que devem constar nos rótulos desses produtos.

resolução RDC 432/2020 trouxe uma grande mudança para o adesivo para cosméticos, ou seja, para os rótulos.

De acordo com o seu artigo 2°, “os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes a serem comercializados no Brasil devem contemplar na rotulagem a composição química em língua portuguesa, sem prejuízo dos demais requisitos previstos nos regulamentos em vigor”.

Porém, além de ter que cumprir essas funções legais, é necessário destacar que o adesivo para cosméticos também tem a função de atrair a atenção dos consumidores.

Como atrair mais consumidores com o adesivo para cosméticos

Em segundo lugar, é necessário definir a arte do rótulo do adesivo para cosméticos dentro da identidade visual da marca.

Assim, com o surgimento de tantas opções, é importante na hora de criar o adesivo para cosméticos levar em consideração a tipografia, cores, o material utilizado, a qualidade e muito mais.

Para isso, é preciso entender quem é o público-alvo: uma embalagem precisa “atrair” os seus potenciais consumidores, seja através da mensagem, cores, dentre outros elementos. Por exemplo, um cosmético direcionado para o público masculino: ter uma rotulagem rosa, provavelmente, não trará a resposta esperada por parte do seu público.

Além disso, é importante lembrar que o rótulo serve para diversas finalidades, tais como:

  • atrair a atenção dos clientes;
  • gerar valor ao produto;

Assim, a escolha correta dos materiais para os rótulos é essencial. Para cada produto, haverá materiais mais e menos adequados. Por exemplo, etiquetas de papel simples não são uma boa opção para alguns tipos de produtos, como shampoos e outros cosméticos que são manuseados em ambientes molhados.

Dentre os materiais para a impressão de rotulagem, certamente o filme BOPP é um dos mais versáteis. BOPP é a sigla em inglês para bi-axially oriented polypropylene que, em uma tradução direta, significa polipropileno biorientado. O BOPP é uma espécie de filme que apresenta alta resistência, tanto ao atrito quanto à umidade, sendo uma das opções que apresenta melhor custo x benefício quando o assunto é adesivo para cosméticos.

Sobre Houserio Portal de Notícias

Conteúdos publicados por Houserio Portal de Notícias